Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Elói Pietá busca a justiça contra escolha de Alencar Santana para ser pré-candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos; Maurício Brinquinho também critica partido
Continua depois da publicidade
Em vídeo, Elói Pietá afirmou que entrou na justiça contra a decisão do PT de Guarulhos | Reprodução
O ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), revelou neste sábado (21) que entrou na justiça contra a escolha do Diretório Municipal do PT pelo deputado federal Alencar Santana (PT) como pré-candidato à prefeitura da cidade. Segundo ele, a decisão tomada por 35 membros do diretório é ilegal, já que o estatuto do partido determina que a indicação deveria ser de todos os filiados à sigla no município.
Continua depois da publicidade
“Não reconheço como válido que apenas 35 pessoas indiquem o candidato do PT a prefeito do ano que vem. Durante todo este ano batalhei para que os 25 mil filiados e filiadas do PT decidam qual é o melhor caminho para ganhar as eleições”, disse o petista, em um vídeo que a reportagem teve acesso.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Pietá, que foi prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2008 e candidato derrotado nas últimas eleições municipais para o atual prefeito Guti (PSD), revelou ter entrado na Justiça para que a legenda cumpra seu estatuto.
Continua depois da publicidade
"Entrei na Justiça para garantir a aplicação do Estatuto do PT, que determina que são todos os filiados e filiadas ao partido na cidade que tem o direito de escolher o candidato a prefeito”, afirmou ele.
O vereador Maurício Brinquinho (PT) também contestou a escolha do diretório municipal e criticou a direção do partido. “Não posso concordar que a cúpula venha e mude qualquer parte do estatuto sem ouvir a base”, afirmou ele, que também tem a pretensão de ser pré-candidato ao maior cargo da cidade.
Continua depois da publicidade
Ele disse, porém que, "mesmo não concordando", vai aceitar a decisão da cúpula petista.
Procurado pela Gazeta, Alencar Santana, o escolhido no encontro de sábado, defendeu a opção por seu nome. "O PT de Guarulhos indicou seu pré-candidato a prefeito de forma legítima e muito me honra representar o projeto do presidente Lula em 2024. O PT é um partido de projeto coletivo e assim continuará sendo", disse ele, que também é vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados.
Nos bastidores, líderes petistas revelam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como questão de honra que o partido retome duas cidades da Grande São Paulo: São Bernardo do Campo, berço da legenda, e Guarulhos, segundo maior município paulista.
Continua depois da publicidade
O Diretório Estadual do PT enviou à reportagem uma nota em que defendeu que o processo de escolha do pré-candidato no município seguiu as orientaçãos do Diretório Nacional e cumpriu todos os ritos legais.
"A definição do nome do pré-candidato às eleições municipais do próximo ano [em Guarulhos] está em concordância com as diretrizes da instância nacional da legenda, sendo que a mesma já analisou e rejeitou recurso apresentado anteriormente questionando os critérios da definição da sua pré-candidatura na cidade. Assim, o PT estadual considera legítimo todo o processo de escolha desenvolvido até agora e segue com a certeza de que o partido seguira unido no próximo pleito municipal", afirmou a nota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade