Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Clínica veterinária é interditada em operação da Polícia Civil e Vigilância; 74 animais foram encontrados no local
Continua depois da publicidade
Proprietário de clínica com animais em situação de maus-tratos é preso no interior de SP | Reprodução/EPTV
Uma clínica veterinária foi denunciada por maus-tratos e interditada em ação da Polícia Civil junto da Vigilância Sanitária. O proprietário da clínica foi preso nesta quinta-feira (11) em Campinas, no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
No total, 74 animais foram encontrados no estabelecimento. Um dos saguis era tetraplégico e foi encontrado em estado de desnutrição.
Confira a lista com alguns dos animais:
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Segundo o delegado Elton Prado da Costa, os animais estavam presos em espaços superlotados e em gaiolas com menos de 1 m². Em alguns casos, os animais foram encontrados presos e machucados.
Após acompanhar o processo de apreensão, a veterinária Bianca Mendes disse que os animais eram vítimas de maus-tratos e viviam em situação de sofrimento. Segundo ela, eles eram alimentados com ração de cachorro.
Continua depois da publicidade
“Um lugar bem insalubre, a limpeza, alimentação incorreta. As aves em gaiolas muito pequenas. Um lugar bem complicado de ver e de acreditar que o animal estava dentro de uma gaiola daquele jeito”, relatou ao “G1”.
Os animais foram levados à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas após suspeita de serem vindos do tráfico e venda ilegal.
Segundo o delegado, documentos encontrados dão indícios de que cães eram reproduzidos e vendidos no local. Entretanto, o proprietário nega que seu estabelecimento era utilizado como canil.
Continua depois da publicidade
Até o momento, os cachorros permanecerão no local até encontrarem um lugar adequado para residirem.
“Como médico veterinário há um agravamento da questão, principalmente moralmente, porque como médico ele tem o dever legal de conhecer como manter os animais e também da origem e da forma como eles devem ser comprados e adquiridos", diz o delegado.
Preso por posse ilegal de animais silvestres e maus-tratos, o proprietário deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (12), segundo informações do delegado.
Continua depois da publicidade
A Polícia Ambiental receberá todo material recolhido no local e emitirá multas para cada crime ambiental constatado.
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade