Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Celeste Leite dos Santos vai receber na Assembleia Legislativa de São Paulo a medalha Operação Solidariedade Covid-19 no próximo dia 9 de dezembro
Continua depois da publicidade
A promotora de Justiça do MP SP, Celeste Leite dos Santos | Divulgação
A promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), vai receber na Assembleia Legislativa de São Paulo a medalha Operação Solidariedade Covid-19 no próximo dia 9 de dezembro. A outorga é concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) às ações que enaltecem o Brasil.
Continua depois da publicidade
Celeste criou e coordena há três anos o projeto AVARC de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos do MPSP, inspirador de lei e projetos legislativos federal, no Distrito Federal, e em São Paulo, na Capital e no Estado.
Dessa iniciativa, foi criada a Higia Mente Saudável durante a pandemia da Covid, uma frente de atuação de suporte psicológico, jurídico e assistencial que atendeu milhares de funcionários públicos da saúde e da segurança pública e socorreu famílias vulneráveis e mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.
Depois de por no ar um dos primeiros memoriais na internet para manifestações dos familiares de vítimas da Covid, AVARC/Higia, com apoio da Prefeitura de São Paulo, a iniciativa inaugurou o primeiro memorial do estado de São Paulo, no Parque do Carmo, na zona leste da cidade.
Continua depois da publicidade
Para Celeste, a homenagem na Alesp não pertence somente a ela, mas a todos que se envolveram nesses projetos de solidariedade.
"Voluntários para apoio psicológico aos servidores, suporte jurídico às vítimas, educadores e especialistas que contribuíram com horas de seu tempo para lives de orientação e capacitação, doadores de cestas básicas e a cadeia de valor de distribuição; igrejas de todos os credos; políticos de todos os partidos; instituições de vários matizes. São estas pessoas que demonstraram e continuam a mostrar como vale a pena apoiar o próximo, acolher e ouvir suas dores, ter disposição para ajuda-los a viver mais e melhor, sempre", afirma a promotora.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade