A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Projeto propõe distância mínima de 100 km entre pedágios em rodovias

Pela proposta, distância mínima entre praças de pedágio valerá tanto para novas concessões quanto para renovação de contratos existentes

Bruno Hoffmann

20/02/2025 às 13:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Deputado mineiro também criou um abaixo-assinado batizado como 'Pedágio é Roubo'

Deputado mineiro também criou um abaixo-assinado batizado como 'Pedágio é Roubo' | Divulgalção

Dois deputados de Minas Gerais apresentaram um projeto de lei para barrar a instalação de praças de pedágio a menos de 100 quilômetros umas das outras no Estado. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa mineira.

Continua depois da publicidade

Um edital do governo daquele estado prevê a concessão das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, com a implantação de 12 praças de pedágio ao longo desses trechos. Algumas estarão a menos de 10 quilômetros de distância, com tarifas variando entre R$ 1,66 e R$ 5,04.

A proposta para barrar parte da cobrança foi apresentada pelos deputados Betão (PT) e Lohanna (PV).

O que diz o PL

Pelo Projeto de Lei, a distância mínima entre praças de pedágio (ou free flows, como foram instalados em São Paulo) no mesmo sentido será de 100 quilômetros, tanto para novas concessões quanto para a renovação de contratos existentes.

Continua depois da publicidade

Betão também criou um abaixo-assinado batizado como “Pedágio é Roubo”, e trata o tema como uma das prioridades do seu mandato.

“Chega de sacrificar os trabalhadores e enriquecer as empresas”, escreveu ele, pelas redes sociais. Moradores da região metropolitana, disse, podem gastar mais de R$ 20 por dia para trabalhar dependendo do percurso feito.

Coautora do projeto, Lohanna defende que a proposta visa garantir mais justiça tarifária e evitar cobranças excessivas aos usuários das estradas. “É inadmissível que os mineiros tenham que pagar pedágios em trechos curtos, sem justificativa plausível”, analisou.

Continua depois da publicidade

A gestão do governador Romeu Zema (Novo) defende que a concessão das rodovias tem o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez do trânsito.

O contrato prevê um investimento de R$ 5 bilhões nos próximos 30 anos, incluindo duplicações e construção de contornos.

Além disso, a concessão prevê a construção de 31 viadutos, 23 passarelas e 26 pontos de ônibus, além de serviços de assistência 24 horas. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados