A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Projeto "Ler é Viajar Sem Sair do Lugar" entrega livros aos estudantes em Taboão da Serra

O programa tem como objetivo principal incentivar a leitura entre os alunos da rede municipal de ensino

Natália Brito

18/10/2022 às 13:23  atualizado em 18/10/2022 às 17:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
"Ler é Viajar Sem Sair do Lugar" é um programa do governo municipal que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Educação.

"Ler é Viajar Sem Sair do Lugar" é um programa do governo municipal que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Educação. | MIRELLA MÓDINA | SECOM | PMTS

A Prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduc), implantou recentemente o programa “Ler é Viajar Sem Sair do Lugar”, com o objetivo principal de incentivar a leitura entre os alunos do Maternal, Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano e do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Continua depois da publicidade

“Ler é Viajar Sem Sair do Lugar” é um programa do governo municipal que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Educação, e pensado para atingir cada faixa etária dos alunos da rede municipal a partir dos 3 anos até jovens e adultos, como explica a secretária da pasta, Dirce Takano.

“Cada criança a partir dos 3 anos de idade, recebeu uma bolsa contendo 5 a 8 títulos dentro de cada faixa-etária. Do maternal, jardim I e II, até o quinto ano, inclusive com um diferencial, os alunos do EJA, receberam um kit específico para jovens e adultos de literatura. Não foi um arranjo, foi um kit pensado para esse segmento”, explicou Dirce Takano.

RX da leitura no Brasil

Continua depois da publicidade

Dados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) no mês de junho de 2022, mostram que crianças e jovens estão lendo mais no Brasil.

De acordo com o estudo, as vendas do setor cresceram 33,03% em volume e 31,14% em valor no acumulado de janeiro a novembro de 2021, em comparação a igual período de 2020. A Bíblia Sagrada continua sendo a obra mais lida, com 42% da preferência. Seguidos de livros religiosos, contos e romances, com 22% cada.

Ainda de acordo com o estudo, a maior concentração de leitores está entre as crianças e adolescentes, no público de 5 a 10 anos, com 67% . Na faixa de 11 a 13 anos, 84%, e 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.

Continua depois da publicidade

O dado interessante é que, os jovens de 18 a 29 anos, não estão entre o público mais leem, mas o estudo mostra que a venda de livros cresceu nessa faixa, passando de 63% para 72% no período de um ano.

Fonte: 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados