Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Projeto Abrigo Amigo oferece apoio a mulheres e outras vítimas de violência na capital paulista
Continua depois da publicidade
Projeto Abrigo Amigo já recebeu 1.587 chamados e 939 acionamentos em 2024 | Divulgação/Governo do Estado
O projeto Abrigo Amigo, que oferece companhia virtual de apoio a mulheres e outras vítimas de violência em pontos de ônibus de São Paulo, aumentou a demanda pelo serviço em até 78% aos domingos comparado aos demais dias da semana, segundo o Governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A incidência de chamados ocorre no intervalo entre 20h e 0h, momento em que as pessoas começam ou encerram seus turnos de trabalho.
O projeto já recebeu 1.587 chamados. Apenas em 2024, foram 939 acionamentos. O equipamento funciona das 20h às 5h, mas o maior número de chamados ocorre entre 20h e 0h.
O projeto Abrigo Amigo se concentra no centro e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis no período noturno, especialmente para o público feminino. O serviço está disponível nos seguintes pontos:
Continua depois da publicidade
O projeto funciona há um ano na Capital e oferece apoio a mulheres e outras potenciais vítimas. O Abrigo Amigo transformou 10 telas publicitárias em pontos de ônibus da cidade em painéis inteligentes, equipados com câmeras, microfones, chip de internet e sensor de presença.
Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.
Para iniciar a chamada, a pessoa precisa pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, com funcionamento das 20h às 5h.
Continua depois da publicidade
Ao acionar o botão, a atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela. As funcionárias são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante emergências.
A iniciativa é um serviço do Governo de São Paulo em parceria com a empresa de mídia digital Eletromidia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade