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Cotidiano

Chamados de companhia virtual em pontos de ônibus de SP crescem aos domingos

Projeto Abrigo Amigo oferece apoio a mulheres e outras vítimas de violência na capital paulista

Monise Souza

19/08/2024 às 15:00  atualizado em 19/08/2024 às 15:03

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Projeto Abrigo Amigo já recebeu 1.587 chamados e 939 acionamentos em 2024

Projeto Abrigo Amigo já recebeu 1.587 chamados e 939 acionamentos em 2024 | Divulgação/Governo do Estado

O projeto Abrigo Amigo, que oferece companhia virtual de apoio a mulheres e outras vítimas de violência em pontos de ônibus de São Paulo, aumentou a demanda pelo serviço em até 78% aos domingos comparado aos demais dias da semana, segundo o Governo de São Paulo.

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A incidência de chamados ocorre no intervalo entre 20h e 0h, momento em que as pessoas começam ou encerram seus turnos de trabalho.

O projeto já recebeu 1.587 chamados. Apenas em 2024, foram 939 acionamentos. O equipamento funciona das 20h às 5h, mas o maior número de chamados ocorre entre 20h e 0h.

Regiões mapeadas

O projeto Abrigo Amigo se concentra no centro e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis no período noturno, especialmente para o público feminino. O serviço está disponível nos seguintes pontos:

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  • Rua da Consolação;
  • Avenida Rangel Pestana e;
  • Avenida Nove de Julho.

Projeto Abrigo Amigo

O projeto funciona há um ano na Capital e oferece apoio a mulheres e outras potenciais vítimas. O Abrigo Amigo transformou 10 telas publicitárias em pontos de ônibus da cidade em painéis inteligentes, equipados com câmeras, microfones, chip de internet e sensor de presença.

Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.

Como usar

Para iniciar a chamada, a pessoa precisa pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, com funcionamento das 20h às 5h.

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Ao acionar o botão, a atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela. As funcionárias são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante emergências.

A iniciativa é um serviço do Governo de São Paulo em parceria com a empresa de mídia digital Eletromidia.

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