Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Lançado pelo governo paulista, Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo ainda estuda trechos
Continua depois da publicidade
Projeto inclui malha ferroviária em Ribeirão Preto, ligando a estação Barracão | Foto: Fernando Picarelli Martins/Flickr
Um novo programa de incentivo ao turismo ferroviário foi lançado pelo Governo de São Paulo, na última quarta-feira (6/11). O programa inclui o projeto de implantação de uma malha ferroviária em Ribeirão Preto, ligando a estação Barracão, no Ipiranga, a estação Mogiana, em Franca.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, a operação turística para o trecho está sendo estudado. Há ainda a possibilidade de inclusão do trem turístico entre Ribeirão Preto e Tambaú, projeto que ainda não está inserido no programa.
O programa terá integração com o programa SP Nos Trilhos, englobando mais de 40 projetos de transportes ferroviários, com investimentos de R$ 194 bilhões, conforme o governo paulista.
Os projetos de trens turísticos serão incluídos na via-férrea, informou o documento divulgado pelo governo. A secretaria realizará estudos de impacto e de potencialização turística para expansão da infraestrutura ferroviária em um trecho do TIC entre Ribeirão Preto e Franca.
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou a falar, no último dia 23 de outubro, sobre a possibilidade de estender o TIC até Ribeirão Preto.
Mas, segundo o governador, a ideia só será estudada após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que teve o projeto de concessão assinado em maio e está orçado em R$ 14,2 bilhões.
O trecho entre a capital e Campinas tem previsão de início das obras em 2026 e deve ser concluído em 2029. Outro projeto de trem que ligará São Paulo ao litoral será concluído também em 2026.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade