Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Última edição da avaliação ocorreu em 2017; professores promovidos receberão 10,5% a mais no salário base
Continua depois da publicidade
Para participar da prova o servidor precisa ter cumprido o período mínimo de permanência na função | Divulgação/Governo de SP
Professores da rede estadual de ensino de São Paulo têm até esta quinta-feira (10/10) para se inscrever na prova de promoção de carreira do Quadro do Magistério (QM), destinada a cerca de 120 mil profissionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Continua depois da publicidade
O processo é voltado a docentes do Ensino Fundamental e Médio, supervisores de ensino, diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos que exerceram suas funções entre 2018 e 2023. A prova será no dia 25 de janeiro de 2025.
A última edição da avaliação, que assegura a progressão na carreira e o aumento salarial para os aprovados, ocorreu em 2017.
Segundo o secretário de Educação, Renato Feder, o governo está comprometido em valorizar os profissionais da educação por meio de melhorias na formação, na infraestrutura das escolas e na remuneração. “A valorização do professor é um dos pilares desta gestão”, afirma o secretário.
Continua depois da publicidade
De acordo com portaria publicada na última sexta-feira (4/10) no Diário Oficial do Estado, o processo será organizado por ano de referência.
No mês de setembro, a prefeitura de Taboão da Serra abriu concurso para professores com inscrições até a próxima terça-feira (15/10).
Os educadores promovidos terão um acréscimo de 10,5% no salário base, conforme o nível de atuação.
Continua depois da publicidade
Para participar da prova o servidor precisa ter cumprido o período mínimo de permanência na função. Para a faixa inicial, o tempo exigido é de quatro anos ou 1.460 dias, enquanto para as faixas subsequentes, o intervalo é de três anos ou 1.095 dias.
Além disso, será necessário ter permanecido pelo menos 80% do tempo em uma mesma unidade escolar ou administrativa, acumulando 2.496 pontos para ser promovido da faixa 1 para a 2, e 1.872 pontos para as demais.
Os candidatos que não atingirem a pontuação mínima poderão participar das edições seguintes da avaliação. Aqueles que foram aprovados em 2018 poderão concorrer novamente nas provas de 2021 e 2022, respeitando o intervalo de três e quatro anos entre cada promoção.
Continua depois da publicidade
Para fazer a prova é preciso atender aos requisitos de 2018 e o cadastro pode ser feito por meio do site da Secretaria do Estado da Educação.
A prova de promoção será composta por questões objetivas sobre Formação Pedagógica e Formação Específica, conforme o campo de atuação. O conteúdo programático, incluindo bibliografia e legislação, já está disponível no Diário Oficial do Estado para consulta.
Os exames serão realizados em 77 municípios, correspondentes às 91 Diretorias de Ensino. A convocação dos servidores será feita por edital, com um prazo mínimo de cinco dias antes da prova.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade