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Crimes envolvendo Pix têm aumentado | Belchonock
O Procon-SP convocou as operadoras Claro, TIM e Vivo, as fabricantes Apple, Motorola e Samsung, a representante dos bancos Febraban, além do Facebook, Instagram, WhatsApp e Google para tratar sobre os mecanismos de segurança disponibilizados ao consumidor em caso de roubo de smartphones. A reunião ocorrerá nesta quarta-feira (23) de forma remota.
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Criminosos têm furtado ou roubado celulares e conseguido acessar aplicativos bancários para fazer transferências ou empréstimos em nome da vítima. Na reunião, o Procon-SP a instituição de defesa do consumidor quer discutir sobre os principais problemas que estão ocorrendo para, junto com as empresas, construir propostas de solução.
"O Procon-SP quer saber qual o grau de confiabilidade dos sistemas de segurança e proteção das operadoras, plataformas e bancos, já que muitas fraudes estão sendo praticadas", afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "Além disso, é essencial que essas empresas ofereçam um acesso eficaz para que aquela pessoa que teve seu celular furtado ou roubado seja atendida de imediato", conclui.
Notificações às empresas
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Neste mês, esses mesmos fabricantes de smartphones foram notificados pelo Procon-SP para explicarem sobre os dispositivos de segurança dos aparelhos para desbloqueio e acesso às informações. Também foram notificadas a Febraban, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e as instituições Banco BMG, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco C6, Banco Inter, Banco Pan, Banco Santander Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Neon Pagamentos e NU Pagamentos para esclarecerem sobre dispositivos de segurança, bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento de operações financeiras disponibilizados aos clientes vítimas de furto ou roubo.
Orientações ao consumidor
Para quem teve o aparelho de celular roubado ou furtado, o Procon-SP recomenda registrar um boletim de ocorrência, entrar em contato com o seu banco para bloqueio da conta, com sua operadora de telefonia de celular para que sejam bloqueados chip e o Imei (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) e com a plataforma.
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