Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Objetivo é traduzir material para mais línguas para indígenas se conscientizem sobre seus direitos | Divulgação
O Procon-SP desenvolveu uma cartilha inédita sobre o direito do consumidor voltado aos povos indígenas que vivem no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O material foi traduzido para as línguas guarani, tupi e português, e apresentado na Aldeia do Rio Silveira, na praia de Boraceia, no litoral paulista, na última quarta-feira (16/4).
A Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo investigou as necessidades e as dúvidas da população que habita o território e fez uma palestra exclusiva para crianças e adultos sobre os direitos básicos deles.
Além do guarani, a Secretaria da Justiça e Cidadania pretende adaptar a cartilha para as línguas de outras etnias paulistas.
Continua depois da publicidade
“O grande desafio está sendo compreender os raciocínios dos indígenas e 'traduzir' conceitos não encontrados facilmente nas línguas nativas, permitindo que eles sejam beneficiados com o uso correto do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou Elaine da Cruz, diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP.
Há 305 etnias indígenas no Brasil, e o que poucos sabem é que 5% deles vivem em São Paulo, totalizando 41.794 indígenas.
Saiba como vivenciar a cultura guarani durante visita às aldeias indígenas da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade