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Cotidiano

Primeiro trem da linha 15-Prata do Metrô chega a São Paulo

Novo lote segue o mesmo layout das que já estão em operação, mas com atualização tecnológica

Yasmin Gomes

17/10/2024 às 17:05

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Após isso, o vagão será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo

Após isso, o vagão será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo | Divulgação/Governo de SP

O novo trem da linha 15-Prata chegou no Porto de Santos na noite desta terça-feira (15/10). O trem passará pela aduaneira e o processo para liberação pode durar até 45 dias.

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Após isso, o vagão será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde iniciará os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.

Este é o primeiro de 19 trens encomendados pelo Metrô, que estão em fabricação na China para expansão da linha, que já tem obras de construção de três novas estações.

Novo lote

Esse novo lote segue o mesmo layout das que já estão em operação na Linha 15-Prata, mas com atualização tecnológica do que existe de mais moderno no setor metroferroviário.

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A composição tem sete carros interligados, sistemas de telecomunicações avançados, monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

Os novos trens vão melhorar a capacidade de atendimento aos passageiros, acompanhando o crescimento da Linha 15-Prata e de sua demanda, que hoje é de 140 mil pessoas por dia, garantindo maior conforto e segurança.

Em agosto, as obras de expansão da nova estação Ipiranga foram iniciadas.

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O lote foi encomendado junto ao Consórcio CEML – responsável pelo fornecimento dos carros para a Linha 15-Prata – e fabricados na China pela joint-venture PATS, sob a liderança da Alstom, com a participação da CRRC.

Tecnologia de ponta

Os 19 novos trens, assim como a atual frota, têm tecnologia, com capacidade para operar em sistema UTO (Operação de Trem sem Condutor), onde os trens funcionam de forma totalmente automatizada, semelhante à Linha 4-Amarela.

Esse sistema, que já está em uso nesta linha, foi projetado com múltiplas camadas de segurança para evitar falhas graves, garantindo uma operação 100% segura, a exemplo das demais linhas do sistema metroviário.

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Nesta fase inicial, os trens ainda contam com operadores a bordo e, em breve, as estações terão profissionais especializados.

Linha 15-Prata conta com 11 estações 

Atualmente, a linha 15-Prata tem 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia e paisagismo em toda essa extensão. Com a expansão até Ipiranga e Jacu Pêssego, a linha passará a ter 19,1 km de extensão operacional e 14 estações para atender a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.

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