A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Primeiro cinema autossustentável é inaugurado em São Paulo

O espaço, que funciona a energia solar, foi aberto ao público nesta sexta no Continental Shopping, no Jaguaré, na zona oeste da capital paulista

28/11/2022 às 10:33  atualizado em 28/11/2022 às 11:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O primeiro cinema autossustentável da America Latina foi inaugurado em Itajubá

O primeiro cinema autossustentável da America Latina foi inaugurado em Itajubá | Divulgação/Cinemark

O primeiro cinema autosustentável do estado de São Paulo foi inaugurado para o público na última sexta-feira (25). O projeto, com usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, foi inaugurado no Continental Shopping, no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista. 

Continua depois da publicidade

O cinema conta com com espaço corporativo, restaurante temático e cinco salas de exibição, segundo informações do portal g1. São cerca de 2 mil metros quadrados de área útil.

A alimentação do cinema é feita por dois sistemas de 75KWh, e estima-se que a energia solar gerada deva chegar a 230.000kWh por ano. Essa carga será usada para abastecer todas as dependências do empreendimento se o gasto de energia corresponder Ao esperado.

O novo espaço foi inaugurado pela Cine A. A rede de cinemas com foco em inovação e sustentabilidade. A rede já tem 22 complexos distribuídos em 7 estados brasileiros, totalizando 62 salas de exibição em todo território nacional. 

Continua depois da publicidade

"A rede decidiu investir no projeto cultural e gastronômico, moderno e autossustentável, quando percebeu a necessidade de criar uma nova forma de entreter, unindo conforto, diversão, cultura, conscientização, lazer, responsabilidade ambiental e inclusão social, através de atendimento especializado que possibilitará o acesso de todos", diz a empresa.

Primeiro cinema autossustentável da América Latina 

A cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, foi a primeira a ter, em 2019, um cinema autossustentável em toda a América Latina.

Continua depois da publicidade

O projeto da Rede Cine A priorizou a instalação de uma usina solar no complexo, com capacidade para produzir, por meio dos raios solares, quantidade de energia limpa suficiente para abastecer todo o cinema. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando são expostas à luz do sol.

A proposta de energia sustentável desenvolvida em Itajubá, com usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, será a mesmo utilizada na unidade da capital paulista.

Cinema itinerante movido a energia solar 

Continua depois da publicidade

O CineSolar, cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, também é uma proposta que permite levar cinema autossustentável pelo Brasil.

Inaugurado em 2013, funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. 

A ideia do projeto é promover arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados