A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeitura de SP entrega quase 16 km de Faixa Azul na zona leste

Em julho serão implantados mais de 22 km de corredores preferenciais para motos na cidade 

Leonardo Sandre

06/07/2024 às 15:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O prefeito Ricardo entregou nesta sexta-feira (5/7) 15,6 km de Faixa Azul na Zona Leste

O prefeito Ricardo entregou nesta sexta-feira (5/7) 15,6 km de Faixa Azul na Zona Leste | Leon Rodrigues/SECOM

O prefeito Ricardo entregou nesta sexta-feira (5/7) 15,6 km de Faixa Azul na Zona Leste e assinou a solicitação de autorização para implantar, em toda a cidade, mais 40 quilômetros dessa estrutura preferencial para motos, além dos 200 já autorizados e em fase de implantação. De janeiro de 2022 a junho de 2024, a Prefeitura entregou para o sistema viário da cidade o total de 145,74 km.

Continua depois da publicidade

As entregas estão instaladas na Avenida Salim Farah Maluf, entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, nos dois sentidos, com 9,7 km e pista expressa da Avenida Aricanduva, entre a Rua Júlio Colaço e a avenida Itaquera, nos dois sentidos, com 5,9 km de faixa preferencial para moto. 

O prefeito Ricardo Nunes destacou a Faixa Azul como política pública inovadora, que está diminuindo o número de acidentes e salvando muitas vidas.

"Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que na 23 de Maio, por exemplo, quem está na Faixa Azul, tem três vezes mais o ambiente seguro para circular. No corredor preferencial na Bandeirantes, é 20 vezes mais seguro. Então, está mais do que comprovada a eficiência do programa", disse o prefeito ao assinar o documento em que pede a por parte da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de mais 40 km de Faixa Azul em 28 vias da cidade. 

Continua depois da publicidade

A Faixa Azul foi idealizada pela Prefeitura, inspirada em experiências anteriores e internacionais, com o objetivo de reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.    

O projeto foi baseado em dois princípios de segurança viária.  A Visão Zero é uma abordagem que trata qualquer morte no trânsito como inaceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de planejar o viário de forma a evitar que falhas de condutores e distração de pedestres possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Novos trechos 

Para o mês de julho, mais 22,92 km do projeto-piloto devem ser entregues na cidade. Receberão as novas sinalizações as avenidas Governador Carvalho Pinto, Calim Eid e Dom Hélder Câmara, Vergueiro e Inajar de Souza, que terão o espaço viário adequado para a circulação das motos.   

Continua depois da publicidade

O trecho da Avenida Governador Carvalho Pinto receberá 5,70 km da nova faixa entre a Rua Doutor Renato Maia e Avenida São Miguel, em ambos os sentidos. Já as Avenidas Calim Eid e Dom Hélder Câmara terão 9,60 km do novo espaço preferencial para motos entre a Avenida São Miguel e Rua Catende, em ambos os sentidos.

Também ganharão a implantação as avenidas Vergueiro e Inajar de Souza, com 700 metros e 6,92 km, respectivamente.  A faixa da Vergueiro será entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Doutor Barros Cruz. Já a da Inajar de Souza contará com a readequação do viário, entre a Avenida Nossa Senhora do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambos os sentidos. As demais vias previstas serão implantadas até dezembro.   

O projeto já inspirou a cidade de Santo André, primeiro município que implantou o conceito de Faixa Azul fora da capital. Além disso, a CET já recebeu autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) que vieram conhecer o projeto.   

Continua depois da publicidade

Entre os anos de 2022 e 2024, foram implantados os seguintes trechos:       

  •  5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).   
  • 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.    
  • 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.    
  • 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI;    
  •  5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.    
  •  9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.    
  •  20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso a Santo André Avelino, com mais 15,2 km.  Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.    
  • 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.      
  •  8,1 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro; na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.  
  •  3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.  
  •  6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos;  
  •  7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d'Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing e entre as ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas, no sentido centro.  
  • 5,5 km no Elevado João Goulart, também conhecido como Minhocão, na região central, recebeu a sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos.  E mais 1,7 km na Avenida do Cursino, no Sacomã, Zona Sul, entre as Ruas Dom Villares e Marcos Fernandes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados