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Cotidiano
Viaduto apresenta fissuras, infiltrações e corrosão; pastilhas tradicionais serão substituídas por outras semelhantes
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Viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo | Reprodução/Google Street View
A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta semana uma obra de recuperação do viaduto Santa Ifigênia, no centro da Capital, após constatar problemas como fissuras, infiltrações e corrosão em estruturas metálicas. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados em agosto.
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Como o viaduto é tombado, a obra precisou ser autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e vai preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas, e recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados. As pastilhas serão substituídas por outras semelhantes. A reforma deverá custar R$ 6,5 milhões.
Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o laudo sobre as condições do viaduto aponta que a estrutura apresenta “anomalias, como armaduras corroídas, fissuras e infiltrações”, além de defeitos no sistema de drenagem, na vedação das juntas de movimentação, no pavimento rígido e passeios, e corrosão nos guarda-corpos metálicos e escada.
Com 225 metros de extensão, o viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 1913 e é um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.
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