Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Viaduto da Lapa é próximo a Mercado Municipal, terminal de ônibus e duas estações da CPTM | /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), publicou nesta terça-feira no Diário Oficial do Município a nova consulta pública de espaços públicos localizados na parte de baixo e adjacências dos viadutos Pompéia e Lapa, ambos na zona oeste da Capital. O edital especifica, distintamente, cada uma das áreas que será oferecida à iniciativa privada na modalidade de permissão de uso onerosa. O edital possibilita que cada um deles tenha um vencedor diferente ou que um único interessado ganhe ambos os lotes. Vencerá o licitante que oferecer o maior valor de outorga a ser paga no ato da assinatura do contrato.
Continua depois da publicidade
A intenção da prefeitura é que os locais passem a ter atividades culturais, esportivas e de lazer, como quadras, pista de skate, academia, playground e cinema ao ar livre. O vencedor do edital também será o responsável por implantar sanitário, câmeras de vigilância, mobiliário, iluminação, paisagismo, entre outros itens, que poderão resultar em até 80% de desconto na contraprestação mensal. Em contrapartida, o permissionária poderá explorar comercialmente o local.
Segundo a gestão municipal, o modelo de negócio foi ajustado para ampliar as perspectivas oferecidas à iniciativa privada. A remodelagem também serviu para adequar a parceria que a prefeitura pretende fazer com o permissionário. Após análise das contribuições, os ajustes necessários serão realizados e o edital final para licitação será publicado.
Os documentos ficarão disponíveis para contribuições até 18 de outubro.
Continua depois da publicidade
VIADUTOS.
Em junho, a reportagem da Gazeta esteve nos dois viadutos que a prefeitura pretende conceder o espaço para a iniciativa privada. O viaduto da Lapa fica ao lado do Terminal Lapa e do Mercado Municipal da Lapa e próximo a duas estações da CPTM, com grande movimentação diária de pessoas. De acordo com José Trindade Celis, de 72 anos e que mora próximo ao viaduto, a novidade é ótima.
"Há um espaço enorme abaixo do viaduto, na Lapa de Baixo, que pode ser usada como uma área de convivência para idosos. O bairro tem muitos idosos, e se pode criar um lugar para eles jogarem dominó, aprenderem dança, fazerem esportes", diz José.
Continua depois da publicidade
O viaduto Pompeia tem menos circulação do que o da Lapa, apesar de estar próximo a importantes instituições e pontos comerciais, como o Shopping Bourbon, o Allianz Parque e a avenida Pompéia. Do outro lado do viaduto há uma unidade do Playball (campos de futebol society) e do bairro planejado Jardins das Perdizes. A parte de baixo do viaduto, porém, não costuma ser caminho à pé para nenhum desses pontos do
bairro.
Caso o projeto seja bem sucedido, a prefeitura pretende replicar o modelo para outros viadutos da capital paulista. (Bruno Hoffmann)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade