A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeitura fará testes de HIV durante Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo

Atividade será realizada das 11h às 15h no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô

Bruno Hoffmann

03/06/2021 às 11:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT  de São Paulo será realizada, pelo segundo 
ano consecutivo, de forma virtual, por conta das restrições causadas pela pandemia

A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será realizada, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual, por conta das restrições causadas pela pandemia | /Facebook/Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - APOGLBT

Sob o tema Ame+, Cuide+, Viva+, a cidade de São Paulo recebe, neste domingo (6), a 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ que, pela primeira vez em sua história, aborda diretamente uma questão de saúde pública: a epidemia de HIV/Aids. Devido às ações de controle da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado virtualmente. A Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente em uma das poucas ações presenciais da Parada: a testagem rápida para identificação do HIV.

Continua depois da publicidade

A atividade será realizada das 11h às 15h, com término do cadastro meia hora antes do fim dos testes, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô. Um veículo adaptado para realização de testes estará no local para atender ao público interessado.

A ação contará com duas tendas para dar o resultado do teste e assim evitar que mais do que duas pessoas sejam testadas dentro do veículo ao mesmo tempo. Serão utilizados separadores de fila para garantir uma distância entre as pessoas e não permitir aglomerações.

O tipo de teste rápido utilizado será por punção digital, para, dessa forma, evitar que o cidadão tenha que retirar a máscara, o que acontece com os kits que utilizam fluido oral. O procedimento é rápido, simples, seguro e sigiloso. O resultado sempre é dado por um profissional da saúde em local isolado.

Continua depois da publicidade

Em caso de teste reagente, será realizado um segundo exame confirmatório. Em caso novamente positivo, a pessoa será orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids para o início do tratamento. A equipe que realiza ação extramuros fará o acompanhamento desta pessoa até que ela seja acolhida na unidade de escolha.

Além dessa ação de testagem, serão colocados à disposição do público preservativos externos (também conhecidos como masculinos) e internos (femininos), bem como sachês de gel lubrificante e autoteste para HIV.

A Parada

Continua depois da publicidade

A segunda edição on-line da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo vai ser realizada em 6 de junho, a partir das 14h, e terá como tema a luta por respeito às pessoas que vivem com HIV/Aids. Serão oito horas de transmissão ao vivo com shows e informações sobre temas que cercam a temática. A ideia é contribuir com a mensagem de que viver com o vírus não deve ser motivo de vergonha ou discriminação.

De acordo com os organizadores, vai haver a participação de artistas, influenciadores e outros convidados para debater o tema intitulado “HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +”. Os médicos infectologistas Vinícius Borges e Rico Vasconcelos, e a co-vereadora de São Paulo Carolina Iara, que vive com HIV, são algumas das pessoas que irão participar da ParadaSP Ao Vivo.

Várias atrações já foram confirmadas e serão divulgadas em breve. No dia do evento, antes de cada show, a dupla Diva Depressão mostrará tudo o que acontece nos bastidores. Além do casal, Lorelay Fox, Spartakus, Nátaly Neri, Mandy Candy, Bielo, Lucas Raniel, Louie Ponto, Jean Luca, Tchaka e Alberto Pereira Jr. compõem o time de hosts.

Continua depois da publicidade

Entre as organizações presentes que apoiam o evento, realizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), estão o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Grupo de Incentivo à Vida (Giv), Grupo Pela Vidda SP, Fórum das ONG Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), Rede de Jovens SP+, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids e o Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids).

“O tema HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva + é um alerta para a sociedade combater os estigmas e preconceitos que cercam o vírus, mas também é um convite para celebrar a vida, a alegria e a união das pessoas LGBT+ e de toda a sociedade, principalmente neste momento em que o país ainda enfrenta, a duras penas, a pandemia do coronavírus”, explica, em nota, a organização do evento.

De acordo com a organização, uma prova da importância do tema está no Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/Aids de 2019, realizado pelo Unaids nas cidades de São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Manaus. Cerca de 47% das pessoas entrevistadas nessas cidades revelaram terem sido alvo de comentários ou fofocas sobre sua soropositividade. A difamação também está dentro da família, como relataram 42% dessas pessoas. Já cerca de 19% afirmaram terem sofrido assédio verbal pelo mesmo motivo.

Continua depois da publicidade

“É importante entender que o HIV/Aids não é exclusividade de algumas pessoas ou de determinados grupos. É um tema que deve ser abordado com inteligência, empatia e boa vontade por toda a sociedade porque é transversal e perpassa por diversos recortes sociais, étnicos-raciais, religiosos e geográficos. Mas também é importante tratar do assunto com leveza para podermos amar mais, cuidarmos mais uns dos outros e vivermos mais e melhor. É isso que queremos trazer nessa segunda versão virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo”, afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

Serviço
25ª Parada do Orgulho LGBT+
Domingo, 6 de junho
Testagem de HIV
Das 11h às 15h (cadastro termina meia hora antes do fim dos testes)
Estrutura montada no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo da Estação de Metrô Marechal Deodoro
Transmissão ao vivo
Das 14h às 22h, no canal da APOLGBT no YouTube

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados