Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
População ganha novo prazo para solicitar a regularização de edificações construídas até 3 de dezembro de 2021, que não atendem ao Código de Obras
Continua depois da publicidade
Programa de anistia para regularização de imóveis é prorrogado em Taboão da Serra até 30/05/2023. | SECOM/PMTS
A Prefeitura de Taboão da Serra prorrogou novamente o Minha Casa Legal, programa de anistia para regularização de imóveis, até o dia 30 de maio do 2023. Os munícipes poderão solicitar a regularização das edificações que foram construídas até 3 de dezembro de 2021, que não atendam integralmente ao Código de Obras e ao Plano de Diretor. A solicitação deve ser feita através das centrais Atende (Pirajuçara ou Centro).
Continua depois da publicidade
"Estamos oferecendo mais esta oportunidade para que as pessoas façam a regularização de seus imóveis, pois nem todos que precisam puderam dar entrada no processo. O Minha Casa Legal foi idealizado para beneficiar os taboanenses que, através do programa de anistia, podem solicitar a regularização e, se deferido, ficar com a documentação em dia, o que valoriza o imóvel, possibilita a averbação da construção no Cartório de Imóveis, permite a realização de financiamentos e tantos outros benefícios”, destaca o prefeito Aprígio.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB) desde que foi sancionada a Lei Complementar 375/2021, que regulamenta o Minha Casa Legal, foram abertos 538 processos solicitando adesão ao programa.
"O Minha Casa Legal está beneficiando não apenas os munícipes que abriram processos após a sanção da Lei, mas também pessoas que abriram processos em outros gestões, mas que estavam parados e agora puderam ser deferidos. ", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias.
Continua depois da publicidade
Para aderir ao Minha Casa Legal, os imóveis construídos até 03/12/2021 precisam ter condições de segurança, higiene, salubridade, iluminação, ventilação, acessibilidade, estabilidade e habitabilidade para serem regularizados. Além disso, não podem causar riscos ou prejuízos aos imóveis vizinhos e precisam ter a destinação prevista pelo Plano Diretor. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com a Central Atende para mais informações.
Passo a Passo do Programa Minha Casa Legal
1. Procure um profissional Arquiteto ou Engenheiro para verificar a possibilidade de regularizar o seu imóvel e dar andamento ao pedido. Você pode encontrar esse profissional nos Conselhos profissionais (CAU e CREA), como acheumarquiteto.caubr.gov.br ou creasp.org.br
Continua depois da publicidade
2. Reúna os documentos do imóvel e demais documentos necessários:
– Cópia de documento de propriedade ou posse do imóvel;
– Projeto para Regularização e/ou Desdobro de lote assinado pelo(s) Proprietário(s) e pelo Profissional;
Continua depois da publicidade
– Cópia RG e CPF do(s) proprietário(s);
– Cópia de Inscrição Cadastral (IPTU);
– Documentos do profissional (ART/RRT, Certidão do Conselho e Cadastro Municipal);
Continua depois da publicidade
– Cópia da conta de água recente do imóvel;
– Requerimento preenchido e assinado pelo Requerente;
– Comprovante de pagamento das taxas para exame e verificação.
Continua depois da publicidade
3. Protocole o pedido no ATENDE;
4. Acompanhe o processo junto ao profissional contratado até a finalização;
5. Mantenha seus dados atualizados – Durante o processo a prefeitura poderá se comunicar com você e com o arquiteto/engenheiro por meio de e-mail e/ou publicação na Imprensa Oficial do Município. O pedido poderá ser acompanhado por telefone ou presencialmente através do Atende.
Continua depois da publicidade
6. Após análise e deferimento do pedido, poderá ser retirado o Certificado de Regularização da Edificação e/ou a Certidão de Desdobro para apresentação junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Serviço
Programa Minha Casa Legal – Prorrogado até 30/05/2023
Continua depois da publicidade
ATENDE – Unidade Pirajuçara
Estrada Kizaemon Takeuti, 1987, Pirajuçara
(11)4788-7680
Continua depois da publicidade
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
ATENDE – Unidade Centro
Rua Elizabetta Lips, 55, Jardim Bontempo
Continua depois da publicidade
Telefone: 4788-2922 | 4788-2923
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade