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Cotidiano

Prefeitura de SP inicia funcionamento dos 6 km de Faixa Azul das Av. Sumaré e Paulo VI

Novo trecho terá início na altura da rua Apiacás, até a rua Varginha, segue pela Av. Paulo VI, iniciando na rua Varginha até a rua Lisboa, com 3 km por sentido

Natália Brito

03/11/2023 às 12:39  atualizado em 03/11/2023 às 12:51

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Faixa Azul para motos em vias importantes da cidade

Faixa Azul para motos em vias importantes da cidade | Divulgação/Pref de São Paulo

Dando continuidade ao plano de expansão da Faixa Azul para motos em vias importantes da cidade, a Prefeitura de São Paulo entrega nesta segunda-feira (6), mais 6 km de extensão da sinalização para aumentar a segurança e proporcionar agilidade nos deslocamentos de motociclistas nas venidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da capital paulista. Com mais esse trecho, a cidade chega a 33 km de faixas azuis. 

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As vias são classificadas como arteriais e, portanto, com velocidade máxima regulamentada em 50 Km/h e recebem aproximadamente 3.500 motos diariamente. Com as autorizações já concedidas pela Secretaria Nacional de Trânsito, a cidade deve se aproximar dos 100 km de Faixa Azul até janeiro de 2024.  

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já iniciou o trabalho de instalação das placas de sinalização vertical e a pintura da sinalização de solo, além de outras mudanças necessárias, durante as madrugadas, preservando a mobilidade e a segurança dos usuários dessas vias. Considerando a impossibilidade da fixação da pintura quando chove, o trabalho é suspenso durante as precipitações.  

A nova Faixa Azul ficará entre as faixas veiculares 1 e 2 das avenidas Sumaré e Paulo VI. O novo trecho terá início na altura da rua Apiacás seguindo até a rua Varginha, seguindo pela Av. Paulo VI, iniciando na rua Varginha e terminando na rua Lisboa, com 3 km por sentido, totalizando 6 km.   

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As vias serão sinalizadas com o balizamento horizontal branco e azul e o entorno receberá placas indicativas das posições de início e término da faixa azul, placas educativas, lembrando do uso obrigatório da seta e da direção segura.   

No início da operação, a Faixa Azul estará sinalizada também com faixas de vinil e banners educativos, destacando os comportamentos necessários para a segurança, como: atenção redobrada aos pedestres, o respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.  

Segurança 

O objetivo da nova sinalização é organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.  

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A Faixa Azul é um espaço para motos (não exclusivo, nem obrigatório) que proporciona mais segurança para os motociclistas, pois evidencia para todos um espaço que já era naturalmente ocupado pelo modal, conforme demonstram os trechos já implantados na cidade (Corredor Norte-Sul sentido Aeroporto e Av. dos Bandeirantes/Afonso D'Escragnolle Taunay).  

A gestão municipal recebeu o aval do órgão federal para implantar a Faixa Azul também nos eixos formados pelas Av. Nações Unidas (7 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. Brigadeiro Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. do Estado (8,2 km); e avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km).    

Próximas ativações:  

• Av. Nações Unidas – a partir de 20/11; 

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• Av. Miguel Yunes – a partir de 20/11;  

• Av. Faria Lima – a partir de 4/12;   

• Av. Zaki Narchi – a partir de 4/12; 

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• Av. Luiz Dumont Villares – a partir de 4/12;  

• Av. do Estado – a partir de 18/12; 

• Av. Jacu Pêssego (inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12.  

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Projeto-Piloto da Faixa Azul 

Baseada em duas premissas: Visão Zero e Sistemas Seguro. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável. Já um Sistema Seguro é projetado para evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves, que resultem em lesões ou mortes. Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal. 

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