Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Parque foi tombado em 1995, mas o Teatro Ventoforte já fazia suas atividades desde a década de 1980 | Reprodução
A Prefeitura de São Paulo demoliu um teatro e uma escola de capoeira sem a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Continua depois da publicidade
A ação ocorreu na última quinta-feira (13/2) no Parque do Povo, localizado em Pinheiros, região central de São Paulo.
O parque foi tombado em 1995, mas o Teatro Ventoforte já fazia suas atividades no terreno desde a década de 1980. Já a Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul chegou ao local em 2021.
De acordo com a legislação, qualquer intervenção em áreas tombadas deve passar pela aprovação do conselho, que é responsável por avaliar os impactos da ação sobre a integridade histórica e arquitetônica do local.
Continua depois da publicidade
Nesse caso, a prefeitura demoliu as estruturas sem a devida permissão. Membros da cultura e os moradores pedem uma investigação para apurar se houve abuso de poder ou descumprimento das normas de preservação.
A Condephaat poderá tomar medidas legais para exigir explicações e reparação pelo dano causado ao patrimônio público.
Por meio de nota, o Ministério da Cultura manifestou indignação pela demolição dos espaços culturais, classificando o teatro como "um marco da resistência cultural, ponto de encontro de vozes e expressões". A pasta também lamentou a situação da escola de capoeira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade