Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
As vacinas da Pfizer, por exemplo, passam de 9 para 12 meses de validade
10/06/2022 às 09:51 atualizado em 10/06/2022 às 10:25
Continua depois da publicidade
Vacinação contra a Covid-19 | Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (9) que, seguindo as recomendações dos fabricantes, do Programa Estadual de Imunização (PEI) e do Ministério da Saúde (MS), ampliou os prazos de validade para os imunizantes da Pfizer, adulto e pediátrica, e da AstraZeneca, fabricada pela empresa Serum Institute of India, e importados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Continua depois da publicidade
As vacinas da Pfizer, pediátrica e adulto, passam de 9 para 12 meses de validade com o frasco fechado e armazenado entre -90ºC e -60ºC. Após o descongelamento o prazo segue sendo de 31 dias para o imunizante voltado a adultos e de dez semanas (70 dias) para a vacina pediátrica. Após o descongelamento, ambas devem ser armazenadas entre 2ºC e 8ºC.
Para a AstraZeneca, o prazo de validade passa de seis para nove meses, quando armazenada sob refrigeração em temperatura entre 2ºC e 8ºC. É válido destacar que a ampliação é válida somente para os imunizantes fabricados pela empresa Serum Institute of India e importados pela FioCruz.
Para sanar as dúvidas e questionamentos dos usuários sobre as novas recomendações, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) orientou que as unidades de saúde mantenham um comunicado impresso na sala de vacina.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade