A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 10 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeitura de SP acolhe 96 afegãos que estavam no Aeroporto de Guarulhos

Afegãos que acampavam no Aeroporto de Guarulhos foram acolhidos em um hotel no bairro da Penha, zona leste da Capital

Bruno Hoffmann

19/09/2022 às 15:28  atualizado em 19/09/2022 às 16:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos esperavam por acolhimento

Afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos esperavam por acolhimento | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

A Prefeitura de São Paulo informou ter acolhido 224 afegãos com visto humanitário até este domingo (18). Entre eles estão os 96 estrangeiros do país asiático que estavam acampados no aeroporto de Guarulhos, após fugirem do regime do Talibã sem lugar fixo para ficarem no Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, os afegãos foram para o novo hotel do Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias, na região da Penha, zona leste da Capital. Outros 128 imigrantes já estavam acolhidos na rede socioassistencial municipal. Cinco afegãos que compreendem a língua portuguesa foram transferidos do Clube Municipal Vila Independência para o hotel a fim de auxiliar os novos acolhidos.

O hotel na Penha foi aberto na semana passada e é voltado para acolhimento de famílias e idosos que vivem em situação de rua. O local tem capacidade para até 200 pessoas.

Afegãos no aeroporto

Continua depois da publicidade

Na semana passada, a Gazeta revelou que pelo menos 51 pessoas vindas do Afeganistão acampavam no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Essas famílias fugiram do regime do Talibã no país asiático, que voltou ao poder em agosto do ano passado, e chegaram ao Brasil, sem dinheiro ou local para se abrigar, e aguardam acolhimento.

É o caso de uma universitári que largou o último ano de faculdade em Cabul, capital afegã, para, segundo ela, "recomeçar tudo de novo no Brasil". O repórter fotográfico Ettore Chiereguini, da Gazeta, esteve no aeroporto na última terça-feira (13), e foi orientado a não revelar o rosto dos refugiados.

De acordo com informações oficiais, o número de afegãos que fogem do regime Talibã e chegam ao Brasil triplicou de maio para agosto. No mês passado, 153 afegãos entraram no país pelo Aeroporto de Guarulhos. O governo do Brasil publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário, para fins humanitários, a cidadãos afegãos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados