Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeito afirma que medida é necessária após ataques na capital de SP e em Blumenau (SC)
Continua depois da publicidade
Prefeitura também pretende aumentar efetivo e comprar novos veículos para GCM | Divulgação/ Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos irá contratar seguranças para reforçar o patrulhamento nas escolas da rede municipal de ensino. Além das rondas escolares já executadas pelos efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da PM (Polícia Militar), as 86 Unidades Municipais de Ensino (UMEs) terão profissionais especializados nos locais de acessos dos alunos e funcionários.
Continua depois da publicidade
“Esses seguranças serão contratados pela Prefeitura, por meio de licitação, para ficar na porta das 86 UMEs durante todo o período de aulas. É uma medida necessária para garantir a segurança e tranquilidade de alunos, pais, professores e funcionários após os tristes e trágicos ataques registrados em escolas de São Paulo e Blumenau (SC)”, afirma o prefeito Rogério Santos.
Na segunda-feira (10), às 10h, o prefeito de Santos se reunirá com o comando da Guarda Civil Municipal para tratar da abertura de novo concurso público para aumentar o efetivo da GCM e viabilizar a compra de novas viaturas e equipamentos de segurança.
“Precisamos garantir a segurança de todos nas nossas escolas. Já solicitei apoio ao Governo do Estado para termos o reforço da Polícia Militar nas rondas escolares e também o apoio da Polícia Civil no monitoramento e investigação de ameaças e supostos ataques organizados nas redes sociais”, diz Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
REFORÇO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA
Mesmo com as rondas escolares, a GCM de Santos vai intensificar o patrulhamento ostensivo nas 86 escolas da rede municipal de ensino, a partir desta segunda-feira (10). A ação busca combater e prevenir ocorrências dentro e no entorno das unidades de ensino.
As ações se integram ao monitoramento por câmeras realizado pela Prefeitura de Santos. Todas as unidades municipais são monitoradas 24 horas pelos equipamentos interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Continua depois da publicidade
"Com os últimos acontecimentos que estão repercutindo na esfera da segurança pública nas unidades escolares, vamos aumentar o efetivo na entrada e saída dos alunos e profissionais da rede municipal de Educação, com agentes motorizados em rondas constantes nas imediações da área escolar", diz o subcomandante da GCM, Marcelo Silva.
Ele explica que a ação será realizada em esquema de rodízio em todas as escolas da rede municipal. "Nosso objetivo é transmitir tranquilidade aos alunos, pais e funcionários, para que sintam a escola como um ambiente seguro e tranquilo", afirma.
Ainda de acordo com o subcomandante, equipes especializadas das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e do canil da Guarda, irão realizar ações integradas de vigilância e identificação de pessoas suspeitas nas imediações das unidades escolares.
Continua depois da publicidade
ATAQUES
O reforço na segurança escolar da Cidade ocorre após ataques contra a vida de professores e estudantes ocorridos nos estados de São Paulo e Santa Catarina.
Em Blumenau (SC), um atentado vitimou quatro crianças e deixou outras cinco feridas em uma creche na última quarta-feira (5). No último dia 27, um aluno de 13 anos matou uma professora e feriu outras cinco pessoas dentro de uma escola em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade