A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeitura de Porto Feliz intensifica ações de combate à dengue

Nesta semana, agentes de saúde estiveram em alguns bairros realizando a operação Porto Sem Dengue, para orientações aos munícipes sobre os riscos da doença

17/03/2023 às 10:07  atualizado em 17/03/2023 às 10:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A iniciativa também visa a identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti

A iniciativa também visa a identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti | Elias Costa/Governo do RS

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica, segue intensificando as ações contra arboviroses no município. Nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), os agentes de saúde estiveram nos bairros Jardim Vante, Altos do Jequitibá, Vista Alegre, Olívio Barbosa e adjacências realizando a operação Porto Sem Dengue, para orientações aos munícipes sobre os riscos das doenças que ele pode transmitir. 

Continua depois da publicidade

A iniciativa também visa a identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os bloqueios estão sendo feitos nos bairros que apresentaram um maior número de casos confirmados da doença.  

A Prefeitura reforça a importância da preservação ambiental e o descarte correto do lixo para evitar o acúmulo de água parada, bemcomo das medidas preventivas contra a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus. 

Sintomas 

Continua depois da publicidade

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

No caso da zika, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após três a sete dias. A infecção pelo vírus zika em gestantes, no entanto, pode levar à microcefalia, uma malformação congênita, em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada. 

Já os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito e cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados