Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com a proposta, 83 vias podem receber a faixa exclusiva para motocicletas, inclusive as marginais Pinheiros e Tietê
Continua depois da publicidade
O projeto piloto foi implantado em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio e completou um ano sem acidentes com mortes | Divulgação/CET
A Prefeitura de São Paulo analisa implementar mais 200 km de faixa azul, exclusiva para motociclistas, na capital. Com a proposta, 83 vias podem receber a faixa - inclusive as marginais Pinheiros e Tietê.
Continua depois da publicidade
No entanto, existe limitações em algumas avenidas, viadutos e ruas de interesse, que complicam a execução do projeto. Dentre elas, a Avenida Cerro Corá, na Zona Oeste.
Atualmente, são 20 km de faixas disponíveis. De acordo com o portal G1, na semana passada, a gestão municipal incluiu a expansão no Plano de Metas.
A Secretaria Nacional de Trânsito, que acompanha a proposta, disse que recebeu o ofício da prefeitura para a realização dos estudos. Mas que, em março, solicitou documentos e informações técnicas sobre cada um dos trechos propostos. Assim que a gestão enviar, vai discutir o pedido em conjunto com o Conselho Nacional de Trânsito.
Continua depois da publicidade
Diferentemente das motofaixas instaladas anteriormente na cidade, em que as motos ficavam à esquerda, desta vez elas circulam no corredor entre os carros - espaço que os motociclistas já usam atualmente, no meio da pista.
O projeto piloto foi implantado em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio e completou um ano sem acidentes com mortes, segundo divulgou a prefeitura. Atualmente há 1,3 milhão de motos em circulação na cidade
A prefeitura informou que a análise da eficácia da faixa azul leva em conta: as características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade