Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Futura linha do Metrô pretende ligar a Estação Celso Daniel, em Santo André, ao bairro Lapa, na Capital, passando por São Bernardo do Campo
Continua depois da publicidade
Metrô anunciou projeto da Linha 20-Rosa | Divulgação/Metrô SP
O prefeito de Santo André, Gilvan (PSDB), e de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), pretendem intensificar as negociações com o Governo de São Paulo para iniciar as obras da Linha 20-Rosa do Metrô.
Continua depois da publicidade
De acordo com o projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo, o ramal vai ligar a Estação Celso Daniel, em Santo André, ao bairro Lapa, na Capital, passando por São Bernardo.
“A construção do metrô ultrapassa gestões, não é do dia para a noite, mas é preciso iniciar as obras”, disse o tucano em entrevista ao podcast De Olho no Poder, da Gazeta, na última sexta-feira (10/1).
Questionado se outras regiões da Grande São Paulo podem ter a chegada do metrô antes da região do ABC, como Taboão da Serra, o mandatário disse que pretende usar a força do Consórcio do Grande ABC para garantir prioridade à região.
Continua depois da publicidade
“O que queremos, com o Consórcio do Grande ABC, é conversar com o governador para colocar a região do ABC como prioridade. É isso que vamos fazer”, garantiu.
Já o prefeito de São Bernardo exaltou a volta do município ao Consórcio Grande ABC, nesta quarta (15/1). Em tese, a medida facilitaria uma negociação conjunta com a cidade vizinha de Santo André pela chegada do Metrô.
Em 8 de janeiro passado, os dois se encontraram com o vice-governador Felício Ramuth, ao lado de outros prefeitos do Grande ABC, para anunciar a entrega das obras da primeira fase do BRT-ABC (sistema de transporte rápido de ônibus elétricos).
Continua depois da publicidade
O governador afirmou que o BRT que ligará o ABC à Capital não impede a chegada do metrô à região.
“Continuamos trabalhando o Metrô da Linha 20, que é a solução definitiva”, concluiu Ramuth.
Em nota enviada à Gazeta nesta quinta (16/1), a Prefeitura de São Bernardo afirmou que a nova linha é "demanda histórica do Grande ABC" e que é considerada fundamental para desafogar o grande fluxo de moradores que se deslocam diariamente para a Capital.
Continua depois da publicidade
"A atual administração, chefiada pelo prefeito Marcelo Lima, está em diálogo constante com o Governo do Estado acompanhando os avanços do projeto e garantindo que a pauta seja prioritária junto ao Palácio dos Bandeirantes, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores de São Bernardo", completou a nota.
A proposta em análise da Linha 20-Rosa tem 31,1 quilômetros e 24 estações. O Metrô concluiu o anteprojeto de engenharia e está finalizando a contratação do Projeto Básico. Não há data, ainda, para o projeto sair do papel.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade