Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A guarda conta atualmente com 1.600 guardas atuando na região central e passará a contar com 2.100 agentes
Continua depois da publicidade
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) | Divulgação/Secom
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) participou da formatura de 500 Guardas Civiis Metropolitanos (GCMs), na manhã deste sábado (16), em solenidade no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, onde esse grupo começa a trabalhar já neste mês. A guarda conta atualmente com 1.600 guardas atuando na região central e passará a contar com 2.100 agentes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Ao discursar para os formandos, o prefeito pediu para que os novos profissionais não se esqueçam dos desafios enfrentados para “chegar a este ponto, com os mil guardas-civis metropolitanos que iniciaram no ano passado, os 500 de hoje, equipar toda a nossa guarda-civil metropolitana, tirar o estilingue 22 e colocar armas Glock para os nossos guardas utilizarem para defender a população, colocar carros novos, treinamento, reformar e estruturar as nossas bases, estamos comprando agora 280 veículos que chegarão nos próximos meses”.
“Poder estar aqui neste momento, em que essa formatura representa um compromisso da cidade de São Paulo em defesa do seu povo, e ter vocês hoje junto de nós da Prefeitura, é muito gratificante. Eu só queria que vocês soubessem disso: teve uma longa caminhada para chegar até aqui. Por favor, valorizem a luta de muitos que trabalharam para que a gente chegasse a esse ponto”, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Os profissionais formados nesta nesta manhã farão patrulhamento em regiões estratégicas, com rondas a pé e motorizadas, além de bases comunitárias. Somente nessa região, 97 viaturas são utilizadas nas rondas periódicas, 24h por dia.
O prefeito e a secretária Municipal da Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, condecoraram com medalhas os três primeiros colocados no curso: Debora Gaia Nogueira, Waldenir Francisco Seles Júnior e Lucas Vieira Paraíso.
Continua depois da publicidade
No discurso para a tropa, Elza Paulina se emocionou ao lembrar a própria carreira dentro da Guarda e aconselhou os novos integrantes: “Horna, lealdade, ética, justiça e, acima de tudo, compromisso e amor àquilo que a gente faz. Não se contaminem por falácias equivocadas que podem minar a vontade, a nossa garra e o nosso cerne de sermos guardas civis metropolitanos”, ressaltou a secretária.
Antes de se dirigir aos formandos, o comandante-geral da GCM, Agapito Marques, destacou ao prefeito a importância para a sociedade de ter essa nova equipe nas ruas da cidade. “Quando o senhor faz uma entrega dessa para a cidade de São Paulo, de mais 500 homens, o senhor não está só entregando segurança, o senhor está fazendo um investimento para a cidade que faz com que comerciantes e empresários venham investir na cidade porque se sentem mais seguros, entrega mais turismo, entrega mais paz para a população”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade