Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Paulo Serra mostrou confiança de que linha 20-Rosa saia do papel e lamentou 'falha' de ex-governadores em levar o Metrô ao ABC
Continua depois da publicidade
Prefeito Paulo Serra, a apresentadora Gabi Tricanico (de A Guardião da Notícia) e o jornalista Bruno Hoffmann, da Gazeta | Divulgação
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), disse estar confiante que saia do papel a linha 20-Rosa do Metrô, que ligaria o bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, aos municípios de São Bernardo do Campo e de Santo André. Segundo o mandatário, o governador Tarcísio de Freitas (PSDB) já vem atuando para apresentar o projeto de forma oficial.
Continua depois da publicidade
“O governador Tarcísio tem demonstrado não só vontade, mas efetivamente acelerado [o processo]. Já fizemos os decretos em Santo André, licenciamos os estudos para o projeto executivo. Já está andando”, afirmou ele ao repórter da Gazeta durante o programa No Centro do Poder, de A Guardiã da Notícia.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O tempo estimado para que a linha de fato passe a atender a população é de “pelo menos 10 anos”, disse, e completou afirmando que essa é a obra do governo paulista que mais “mudaria a cara do ABC” para melhor.
Continua depois da publicidade
“A Linha 20 coloca o ABC no centro econômico e financeiro de São Paulo: Moema, Pinheiros, passa pela Faria Lima, onde está o PIB de São Paulo. Vou lutar muito, mesmo depois de ser prefeito, para esse Metrô sair do papel”.
Em entrevista à Gazeta, em novembro, o prefeito de São Caetano do Sul, Auricchio Jr. (PSDB), disse achar difícil que a nova linha seja concretizada. Questionado sobre isso, Paulo Serra afirmou ser mais confiante em relação ao tema. “Ela é possível e completamente viável do ponto de vista operacional”, disse o chefe do Executivo andreense.
Ainda pela sua visão, a linha 20 é melhor para o ABC do que o antigo projeto da linha 18-Bronze, que acabou sendo transformada em um BRT (uma espécie de corredor expresso de ônibus) durante a gestão do ex-governador João Doria (então no PSDB, hoje sem partido), e que segue em obras na região.
Continua depois da publicidade
Em julho, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) anunciou que analisa os projetos apresentados pelo Metrô para a linha 20-Rosa. O estudo do órgão de proteção também se referia ao prolongamento da linha 2-Verde até Guarulhos.
‘Governadores do PSDB falharam’
Paulo Serra, que também é presidente do diretório estadual do PSDB, admitiu que as antigas gestões do PSDB em São Paulo falharam com o ABC Paulista em relação ao Metrô.
Continua depois da publicidade
“Os governadores do PSDB falharam com o ABC. Não é uma questão partidária, ficou uma dívida. Eu mesmo entendo que as pessoas fiquem constrangidas em falar que a linha 18 do Metrô ter sido transformada em um BRT. A gente queria um Metrô tradicional”, afirmou.
O mandatário garantiu ter pressionado os governadores em relação ao tema, mas sem sucesso, e disse que agora é preciso esperar o fim das obras do BRT-ABC. “Não estou desprezando o BRT, melhor o BRT do que nada, mas muito pior o BRT do que o Metrô. Mas esse capítulo já foi”, completou.
O BRT-ABC vai ligar o ABC Paulista ao centro da Capital por meio de ônibus de alta velocidade. O projeto está planejado para ser entregue no segundo semestre de 2024.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade