A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 20 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prefeito confirma reinauguração do Pacaembu, mas alvará de funcionamento está pendente

Cedido à Concessionária Allegra Pacaembu em 2020, estádio está em reforma desde 2021

Monise Souza

20/01/2025 às 16:40  atualizado em 20/01/2025 às 16:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estádio Mercado Livre Arena Pacaembu deve ser reinaugurado no próximo sábado (25/1)

Estádio Mercado Livre Arena Pacaembu deve ser reinaugurado no próximo sábado (25/1) | Reinaldo Canato/UOL/Folhapress

O estádio Mercado Livre Arena Pacaembu deve ser reinaugurado no próximo sábado (25/1), data do aniversário da cidade de São Paulo, para receber a final da Copinha de 2025. O local, no entanto, está sem alvará para funcionamento.

Continua depois da publicidade

Durante uma coletiva de imprensa sobre a entrega da primeira fase da restauração do Mercadão, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi questionado sobre a reinauguração do espaço e afirmou que o evento deve ocorrer neste sábado.

"Além do evento que vai ter da Copinha, a gente vai ter lá, pelo menos eu pedi, né, acho que o secretário vai atender, para ter atividade lá com as pessoas da periferia. Vai ter ali um evento bastante importante para a cidade, que é um equipamento fundamental pra São Paulo, com essa relação inclusive do amor pelo esporte, que é a entrega do Pacaembu dia 25."

Sem alvará

Segundo a secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento da cidade de São Paulo, professora Bete França, o alvará está sendo providenciado e será provisório.

Continua depois da publicidade

“Estamos só esperando alguns documentos que serão entregues, e serão entregues provavelmente hoje. Coisas muito simples, que é da CET e um contrato da empresa de segurança. É provisório para evento para 20 mil pessoas.”

A secretária também afirmou que não há motivos para preocupação com possíveis mudanças repentinas, pois o alvará será emitido.

Reforma do Pacaembu

Cedido à Concessionária Allegra Pacaembu em 2020 e em reforma desde 2021, o estádio está na fase final das obras e já recebeu público, como na decisão da Taça das Favelas, em setembro de 2024.

Continua depois da publicidade

Nunes afirma que as obras tiveram alto investimento. “Era para investirem 200 milhões, fizeram investimento de 700 milhões, era para construir 5 mil metros quadrados (m²), fizeram 35 mil m², mas a gente vai ter um equipamento à altura da cidade.”

O novo Pacaembu terá capacidade para cerca de 26 mil pessoas. O Tobogã, arquibancada que ficava atrás de um dos gols, foi demolido e dará lugar a um prédio multiúso onde será instalado um hotel, um centro médico e restaurantes, esse edifício ainda está em obras e deve seguir até a inauguração.

"Vai ter o hotel ali ainda, que não está previsto em contrato, tá em obra, então vai ter uma parte de obras, mas é com relação ao hotel, não tem nada a ver com o complexo ali do Pacaembu, que ficou muito bonito."

Continua depois da publicidade

Contrato sem gestor

Após quase cinco anos de obras, o gestor oficial do contrato de quase R$ 800 milhões entre a Concessionária Allegra Pacaembu e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o advogado Eduardo Cappellini, foi remanejado de cargo no último dia 9 de janeiro sem explicação.

A mudança de função foi publicada no Diário Oficial da cidade na última quinta-feira (16/1), com data retroativa. Desde então, não existe responsável legal pela fiscalização do que foi feito pela concessionária no equipamento público municipal, na reta final de entrega da obra.

Segundo a lei, todo contrato entre a gestão municipal e a iniciativa privada deve ter dois fiscais responsáveis: o gestor de fiscalização, profissional de nível superior, e o fiscal auxiliar, geralmente um profissional de nível médio.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados