Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Edifícios na região central de SP ganharam pinturas em homenagem ao jogo de futebol americano na Capital
Continua depois da publicidade
A obra pintada pela artista Crica Monteiro | Ivan Cassone/Divulgação
Pelo menos duas empenas de edifícios (laterais de prédios sem janelas ou portas) na região central de São Paulo receberam pinturas em homenagem ao jogo da NFL (Liga Nacional de Futebol Norte-Americano) na Capital. A partida será disputada nesta sexta (6/9), na Neo Química Arena.
Continua depois da publicidade
As artes foram produzidas por dois importantes artistas urbanos: Bruno Big e Crica Monteiro. Os locais escolhidos foram a Ligação Leste-Oeste e a avenida São João.
A disputa entre as equipes Philadelphia Eagles e Green Bay Packers tem chamado a atenção dos paulistanos, por causa da série de curiosidades que envolve o confronto. Nunca houve um jogo da NFL no Brasil.
A obra de Crica tem a intenção de unir os elementos icônicos do futebol norte-americano às cores vibrantes do Brasil e também trazer um paralelo sobre o olhar das pessoas para os objetivos.
Continua depois da publicidade
“O olhar dos atletas para o horizonte faz alusão a quando miramos uma conquista, do tipo ‘eu vou vencer essa batalha!’. Quantas vezes nós mesmos não nos vemos nesta posição? De buscar vencer a cada dia, a conquistar nossos sonhos, nossos objetivos. Essa também foi a minha inspiração”, explicou Crica.
A sua obra está na rua Jaceguai, 518, na Bela Vista.
“Pensei em cores que fizessem referência ao nosso clima tropical, elementos da cultura do nosso trabalho na rua e, junto a tudo isso, mostrar que estamos recebendo esse esporte, agora, aqui em São Paulo”, completou a artista, que se inspirou em dois quarterbacks do jogo, que vai acontecer em São Paulo: Jalen Hurts, do Eagles, e Jordan Love, do Packers.
Continua depois da publicidade
Já a obra de Big contém características marcantes do esporte, como os uniformes e os capacetes utilizados nas partidas, e pretende transmitir a garra de cada jogador.
As cores trazem referência para as equipes, com um toque “abrasileirado” de Big em sua composição, marca registrada do artista.
“Eu trouxe um pouco da minha linguagem para o fundo, criando uma coisa mais solta e gráfica e que também desse um respiro para a imagem. Gosto de trabalhar com azul, acho que ele conversa bem com as outras cores, além de ser uma forma de equilibrar e não ficar muito só nas cores dos times, mas trazer um pouco desse azulado”, explicou.
Continua depois da publicidade
Para que esse projeto saísse do papel, a NFL se uniu com a Dionisio.AG, hub de inovação artística, para criarem uma nova experiência visual e cultural na capital paulista, selecionando os melhores artistas da região.
“Eu acredito que esses desenhos que foram feitos para homenagear o primeiro jogo da NFL aqui em São Paulo tem um peso muito importante na comunicação da empresa e como ela quer se posicionar diante do público brasileiro”, disse Jean Paschalis, sócio fundador da Dionisio.AG, produtora do projeto no Brasil.
“ Na arte podemos ver que tem a identidade dos dois artistas, a identidade do esporte, que é bem característico americano e tem as nuances brasileiras; elas estão lá presentes. Fazem parte do significado da obra”, completou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade