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Cotidiano
Segundo a pesquisa, organismo fica melhor adaptado e responde mais adequadamente às situações de estresse ao longo da vida
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Estudo demonstra importância de iniciar cedo a prática de exercícios | Fernando Frazão/Agência Brasil
Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) demonstrou que praticar exercícios físicos na infância e na adolescência traz benefícios ao coração, mesmo se, quando adulta, a pessoa se torne sedentária.
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A pesquisa foi feita com 242 moradores da cidade de Santo Anastácio, no interior de São Paulo, e divulgada pela Agência Fapesp, vinculada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na última sexta-feira (6/9).
Os benefícios estão relacionados, principalmente, ao controle da frequência cardíaca pelo sistema nervoso autônomo. A frequência é um importante marcador de risco cardiovascular e também de mortalidade.
É como se o exercício físico praticado ainda na juventude fornecesse uma poupança permanente de benefícios cardiovasculares, explicou à Agência Fapesp, Diego Christofaro, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e autor principal do artigo.
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Dessa maneira, o organismo fica melhor adaptado e responde de maneira mais adequada às situações de estresse ao longo da vida.
Foram feitas entrevistas com 242 voluntários, com 40 anos, em média. Além de recordar o histórico de prática esportiva, os voluntários passaram por testes para identificar parâmetros da modulação autonômica cardíaca, ou controle da frequência cardíaca.
Para a medição foram usados sensores vestíveis para captar os batimentos cardíacos. Os dados eram transferidos para um relógio, bem como para um acelerômetro.
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O dispositivo ficou preso à cintura dos voluntários ao longo de uma semana para quantificar o tempo e a intensidade da atividade física no dia a dia.
Ao final do levantamento, os dados demonstraram que os indivíduos que praticaram esportes na juventude apresentaram melhores resultados no controle de frequência cardíaca e na modulação parassimpática, independentemente das atividades físicas que praticaram durante o experimento.
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