Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Uma das praias mais isoladas do Guarujá estava cheia de banhistas neste fim de semana; local é área exclusiva das Forças Armadas
Continua depois da publicidade
Praia do Moisés fica em uma área militar exclusiva, mas estava cheia de banhistas no último sábado | Reprodução
A Praia do Moisés, no Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, estava lotada de banhistas no último sábado (11/1).
Continua depois da publicidade
Logo na entrada da praia há uma inscrição informando que a área é exclusivamente militar, com entrada proibida, restrita para visitação de civis.
Conforme imagens recebidas pela Gazeta (fotos abaixo), havia pelo menos 14 embarcações e motos aquáticas no local, com dezenas de pessoas entre o mar e a faixa de areia da Praia do Moisés.
A praia, de apenas 50 metros de extensão, é uma das mais isoladas do litoral sul paulista e só é possível chegar de barco.
Continua depois da publicidade
A visitação é permitida, mas apenas com autorização prévia das Forças Armadas. Segundo relatos, o Exército, de tempos em tempos, fiscaliza a área para retirar os visitantes.
Contatada, a Capitania dos Portos informou que a praia não está sob a responsabilidade da instituição, mas, sim, do Exército.
Em nota enviada à Gazeta, o Comando Militar do Sudeste afirmou que, em casos do tipo, a patrulha marítima da corporação pede para as pessoas deixarem o local.
Continua depois da publicidade
“O Comando Militar do Sudeste informa que a praia do Moisés é uma área sob jurisdição militar e de proteção ambiental. A patrulha marítima do Comando de Defesa Antiaérea do Exército (Guarujá/SP) ao identificar banhistas no local proibido, solicita aos mesmos que se evadam da área”.
Atualmente, o Forte dos Andradas abriga o quartel-general da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, responsável pela defesa costeira das regiões sul e sudeste do Exército Brasileiro.
A fortificação pode ser visitada em passeios monitorados gratuitos, que valem a visita, já que este é o último forte construído no Brasil. O passeio deve ser agendado previamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade