Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Das 52 análises semanais da Cetesb, em apenas uma a praia não foi considerada imprópria
Continua depois da publicidade
Praia do Perequê fica no Guarujá, no litoral sul de São Paulo | Reprodução/Youtube
A Praia do Perequê, localizada no Guarujá, no litoral sul de São Paulo, é apontada como a mais poluída da Baixada Santista, conforme a classificação anual da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Continua depois da publicidade
Os dados foram coletados com base no nível de balneabilidade das praias, ou seja, considerando a qualidade da água ao longo do ano, entre janeiro e dezembro de 2024.
A companhia realiza semanalmente uma análise da qualidade da água das praias do litoral de São Paulo. Das 52 análises, em apenas uma a praia não foi considerada imprópria. Se vai à praia neste fim de semana, deve se atentar ao boletim desta semana.
Entre as nove cidades da Baixada Santista, a Praia Grande é a que apresenta o maior número de praias impróprias para banhistas, com quatro locais.
Continua depois da publicidade
A Vila Tupi, registrou índices impróprios em 47 das 52 semanas de medição, a Vila Mirim, com 39 de 52 semanas, o Boqueirão, com 35 de 52 semanas e Balneário Flórida, com 32 semanas.
Em seguida no ranking está São Vicente, com três praias com classificação negativa: Prainha, com 47 semanas impróprias; Gonzaguinha, com 46; e Milionários, com 44.
Em nota, a prefeitura de Guarujá explicou que, parte do bairro não tinha acesso a um sistema adequado de esgotamento sanitário até alguns anos atrás, mas informa que o problema está sendo resolvido aos poucos por meio de um pacote de obras.
Continua depois da publicidade
Segundo a administração municipal, outro ponto são os dois rios que deságuam na Praia do Perequê, e o objetivo é propor soluções para a recuperação do rio e identificar o que causa a poluição.
Já a prefeitura de Praia Grande explicou que o regime de chuvas acima da média nos últimos meses, junto com a alta concentração de banhistas nos finais de semana e feriados prolongados, contribuiu para esses resultados.
A administração municipal também informou que conta atualmente com 87,3% de cobertura de rede de esgoto, com a meta de alcançar 95% até 2028.
Continua depois da publicidade
Já a Prefeitura de São Vicente destacou que a cidade é estuarina, então possui várias áreas interligadas por braços de rio e canais, dificultando a identificação das fontes de poluição, além da presença de habitações irregulares, indústrias e atividades portuárias.
Ainda conforme a administração, são elaboradas estratégias para combater a poluição marinha e realizadas obras para ampliar as conexões de esgoto e drenagem.
Segundo a Cetesb, o principal parâmetro utilizado para avaliar a qualidade da água das praias é a densidade de bactérias fecais presentes.
Continua depois da publicidade
A Classificação Anual da Cetesb resume a qualidade das praias com base na frequência desses índices ao longo do ano. A classificação divide as praias em duas categorias: “Imprópria” e “Própria”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade