Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo vereador, o desejo de transformar a praça em parque é antigo, antes do local se transformar numa espécie de 'nova cracolândia'
Continua depois da publicidade
Operação na Praça Princesa Isabel | Danilo Verpa/Folhapress
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou o parecer de legalidade do projeto que prevê a transformação da Praça Princesa Isabel, na região central da cidade, em parque municipal.
Continua depois da publicidade
De acordo com o vereador Fabio Riva (PSDB), autor do PL 329/2022, o desejo de transformar o espaço em parque é antigo. Portanto, antes do local ter se transformado numa espécie de “nova cracolândia”, processo que se iniciou em 18 de março deste ano.
“Foi feita uma revitalização em 2018, depois outra em 2019. O projeto não conversa om uma situação que hoje vivenciamos na Praça Princesa Isabel. Mas era naquela questão de transformação do centro, um pedido dos moradores, dos comerciantes na transformação”, disse Riva ao portal da Câmara.
“A Praça Princesa Isabel tem 16,6 mil metros quadrados e temos uma estátua lá que foi premiada em 1960, do Brecheret, que é a maior estátua equestre do mundo, e já havia um pleito disso se transformar num polo turístico da cidade de São Paulo”, completou o vereador, que sugeriu a convocação de uma Audiência Pública para discutir a proposta.
Continua depois da publicidade
Houve uma operação policial na Praça Princesa Isabel na última quarta-feira (11), que dispersou usuários para áreas vizinhas. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) anunciou que deve manter pelo menos cem agentes fixos na praça. O objetivo é evitar que a aglomeração de dependentes químicos volte após a operação.
Para se tornar lei, o projeto de Riva ainda precisa ser aprovado em duas rodadas de votação pelos vereadores da Casa, e depois ser sancionado pelo prefeito. Não há prazo para o PL seguir para votação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade