A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Praça da Sé tem policiamento reforçado e ações para aumentar segurança em SP

Operações na região centra da capital paulista contribuíram para a prisão de mais de 1.040 criminosos no ano passado

Natália Brito

26/01/2024 às 09:02  atualizado em 26/01/2024 às 09:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Grades colocadas em volta dos canteiros na praça da Sé

Grades colocadas em volta dos canteiros na praça da Sé | Rovena Rosa/Agência Brasil

Frequentadora assídua da Praça da Sé, a aposentada Rosangela Souza, de 60 anos, conta que, nos últimos meses, tem percebido uma mudança na segurança da região. “Tem bastante policiamento agora, está bem melhor.” Considerada o marco zero da capital paulista, a Praça da Sé foi um dos pontos de atenção na área da Segurança Pública na atual gestão, que priorizou a revitalização do centro de São Paulo.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Em 2023, a Polícia Militar desencadeou a Operação Impacto Centro, que reforçou o policiamento preventivo e ostensivo colocando diariamente nas ruas 120 policiais. Além disso, neste ano, o 7º e o 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) mobilizaram seu efetivo e já deram início a Operação Centro Blindado, que ocorre até o dia 28 de janeiro nas áreas centrais, com pelo menos 20 pontos de visibilidade.

“Aumentamos a ação ostensiva da polícia para coibir a criminalidade. A Praça da Sé é um dos cartões postais da nossa cidade e merece ser devolvida aos paulistanos e, também, aos turistas”, destaca o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

As operações se somam às outras ações já implementadas que buscam revitalizar a segurança na área central, como a ampliação da Atividade Delegada, que permitiu o aumento da fiscalização na capital com um novo turno que abrange os horários das 22h às 6h. Além disso, valor pago para os policias também cresceu 20%, e os que trabalharem no novo período noturno irão receber 20% a mais na hora trabalhada.

Continua depois da publicidade

Acolhimento e segurança

Outra frente de atuação da PM na Praça da Sé é o acolhimento aos moradores em situação de rua. Os policiais informam quais são abrigos próximos a pessoas em situação de vulnerabilidade. “Quando a gente aborda uma pessoa e verifica que ela se encontra em situação de vulnerabilidade, acionamos outros órgãos, como a Assistência Social e a Saúde, e verificamos a possibilidade de encaminhar essa pessoa, caso ela queira”, explica o tenente Rodrigo Paneghine, comandante de Força Patrulha Operações do 7º BPM/M.

Como resultado destas e de outras medidas, realizadas em parceria com outros órgãos, como a prefeitura de São Paulo, o centro da capital vem sendo recuperado. “A revitalização da Praça da Sé só foi possível graças à atuação integrada de vários órgãos. A integração da Polícia Militar com os outros agentes de segurança, e, principalmente, com a comunidade, foi o que garantiu o sucesso dessa ação.”, afirma a tenente coronel Rosemeire Aparecida dos Santos, Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Continua depois da publicidade

Na área do primeiro Distrito Policial da Sé, por exemplo, as ações de inteligência e investigação ajudaram a polícia a prender 1.043 pessoas e apreender 151 adolescentes, envolvidos nos mais diversos crimes, como tráfico de drogas, roubos e furtos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados