A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Poupatempo faz 4,6 milhões de atendimentos digitais no 1º trimestre

Atendimentos mais procurados são do Detran.SP, como a renovação e 2ª via de CNH, 1ª habilitação, transferência de veículo e licenciamento

Bruno Hoffmann

07/04/2021 às 10:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Poupatempo de Santos, no litoral paulista; as unidades estão fechadas temporariamente por causa da pandemia

O Poupatempo de Santos, no litoral paulista; as unidades estão fechadas temporariamente por causa da pandemia | /Divulgação

No primeiro trimestre deste ano, as plataformas digitais do Poupatempo contabilizaram 4,6 milhões de acessos aos serviços feitos pela internet. Os atendimentos mais procurados são do Detran.SP, como a renovação e segunda via de CNH, primeira habilitação, transferência de veículo e licenciamento (CRLV-e), entre outros relacionados a infrações de trânsito, habilitação e veículos, com 72% da demanda total dos canais do Poupatempo. As informações são da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, responsável pela gestão do programa.

Continua depois da publicidade

Além do Detran.SP, o cidadão encontra ainda no app e portal do Poupatempo atendimentos de órgãos como a Secretaria da Fazenda e Planejamento, Educação, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, além das prefeituras de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto.

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, em 2020 a companhia investiu na criação do aplicativo Poupatempo Digital, que já é o responsável por mais de 90% dos acessos on-line. Agora, o objetivo é acrescentar novos serviços on-line. “Para estar sempre próximo da população chegamos a 130 opções oferecidas pela internet em 2021. É um crescimento importante e nós pretendemos continuar avançando nesse sentido. Até o fim do ano, a meta é alcançar 180 serviços eletrônicos, mantendo a mesma eficiência e rapidez encontrada nos postos, com a segurança adicional de poder realizar tudo sem sair de casa”, explica.

Continua depois da publicidade

Neste momento, todas as unidades do Poupatempo estão temporariamente fechadas devido à fase emergencial do Plano São Paulo. Com a suspensão dos atendimentos presenciais, além das opções eletrônicas, o programa também oferece, mediante agendamento, retirada de documentos já prontos e solicitações de serviços emergenciais, que podem ser feitas pelo Fale Conosco, presente no portal e no app.

A opção pelo atendimento on-line já é uma tendência. Desde o início deste ano, dos 5,7 milhões de serviços realizados no Poupatempo, 4,6 milhões foram pelas plataformas digitais.

Em março, quando tiveram início as fases vermelha e emergencial do Plano São Paulo, os canais digitais do Poupatempo contabilizaram 1,3 milhão de atendimentos digitais. Os mais solicitados foram pesquisa de pontuação na CNH, com 349 mil acessos; licenciamento digital – consulta e emissão, com 230 mil; renovação da habilitação, com 202 mil; consulta de IPVA, com 163 mil; informações sobre multas, com 65 mil; Atestado de Antecedentes Criminais, com 39 mil; e carteira de vacinação digital, com 35 mil.

Continua depois da publicidade

Cartilhas digitais

Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.

O material está disponível para ser consultado e baixado no site poupatempo.sp.gov.br. Quem acessar terá orientações e o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.

Continua depois da publicidade

O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) também dispõe vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, em www.youtube.com/poupatemposp.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados