A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 10 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Porto Feliz realiza campanha de prevenção do HIV e Sífilis

Objetivo da campanha, de acordo com a prefeitura do município, é incentivar a população a realizar testes rápidos, destinados a pessoas sexualmente ativas

Leonardo Sandre

30/11/2023 às 18:33  atualizado em 01/12/2023 às 16:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Testagem de HIV e sífilis

Testagem de HIV e sífilis | Arquivo/Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde, realizará do dia 1º até dia 8 de dezembro a Campanha de Prevenção do HIV e Sífilis na campanha “Fique Sabendo 2023" nas unidades básicas de saúde.

Continua depois da publicidade

O objetivo da campanha, de acordo com a prefeitura do município, é incentivar a população a realizar testes rápidos, destinados a pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste, bem como a conscientização sobre as medidas de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST’s).

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O diagnóstico precoce contribui para a diminuição da transmissão e a melhoria da qualidade de vida da pessoa infectada pelo vírus. Os testes rápidos estarão disponíveis em todas as unidades de Saúde do município.

Continua depois da publicidade

Neste sábado (2), as equipes de saúde estarão na Praça 13 de maio, no bairro Popular, orientando a população sobre a importância da realização dos testes para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Casos de Sífilis no Brasil

O Brasil registrou mais de 122 mil novos casos de sífilis entre janeiro e junho de 2022. Os números foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Combate ao HIV

O mês de dezembro é dedicado à mobilização contra a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, no  que é chamado de "Dezembro Vermelho". Esse mês chama a atenção para o número de casos e os desafios que ainda travam o diagnóstico precoce do HIV.

Segundo informações daWorld Health Organization, existem hoje 38,4 milhões de pessoas no mundo que vivem com HIV, e este dado vem crescendo de forma preocupante, com uma média de 1,5 milhão de novos casos por ano.

Continua depois da publicidade

No Brasil, são 50 mil novos casos por ano e 950 mil pessoas vivendo com o HIV, 27% delas sem tratamento e o Ministério da Saúde estima ainda que mais de 100 mil brasileiros desconhecem que possuem o HIV.

A doença ainda não tem cura mas as pesquisas avançam para um cenário cada vez mais positivo para os portadores do vírus.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados