A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 12 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Porto Feliz entra na Rota Gastronômica das Regiões Turísticas de SP

Produção artesanal de cachaça foi selecionada pela Secretaria de Turismo do Estado

08/04/2022 às 16:07  atualizado em 08/04/2022 às 16:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cidade agora é parte da Rota Gastronômica

Cidade agora é parte da Rota Gastronômica | Divulgação

A Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo lançou, neste mês de abril, a Rota Gastronômica das Regiões Turísticas: Circuito das Frutas, Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes. A cidade de Porto Feliz está representada no roteiro, com a produção artesanal da cachaça Porto Brasil.

Continua depois da publicidade

No começo de 2022, a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo indicou estabelecimentos e produtores que se enquadravam nas exigências feitas pelo Governo do Estado.

“Durante a seletiva, a principal exigência do Estado para incluir a cidade na Rota Gastronômica era que produtos ou pratos tivessem uma ligação histórica com a cidade. No caso da Porto Brasil, além da cana de açúcar ter uma relação com a história de Porto Feliz, todo processo de produção é feito no município, de forma artesanal, o que resultou na seleção do alambique para fazer parte do roteiro”. – destaca Bruno Mendonça, secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Porto Feliz.

Continua depois da publicidade

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Porto Feliz, Bruno Mendonça (dir.) e Vinicius Thomazzetto, propietário do alambique. - Foto: Divulgação

O alambique, que é de propriedade de Vinicius Thomazzetto, tem uma produção sustentável. A palha da cana é utilizada como adubo. A colheita é feita manualmente para garantir a qualidade da cana. O bagaço vai para a alimentação dos animais. Depois da moagem, filtra-se o caldo nos tambores de fermentação. O fermento é feito à base de farelo de arroz e quirera de milho, para despertar a levedura da cana.

Depois do processo de fermentação, feito apenas com controles manuais, sem o uso de processos químicos, vai para o alambique de cobre, confeccionado a mão. Essa peça pode ser vista também como uma obra de arte, pois tem cerca de 240.000 marcas e cada uma provém de uma martelada.

Continua depois da publicidade

photo_2022 04 08 16.41.00O secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Porto Feliz, Bruno Mendonça e Vinicius Thomazzetto, propietário do alambique. - Foto: Divulgação

A cachaça sai do alambique pela proveta que tem um termômetro no qual é separado o teor alcoólico daquele momento: a cabeça, que é o álcool acima de 58 graus; o coração, que é o produto livre de todos os compostos indesejáveis e com as propriedades do terroir, como notas de baunilha, citrus, menta – tudo que tem na região e que as abelhas levam para a florada da cana. E, por último, vem a calda, que é uma água fraca, descartada, e que serve para a alimentação dos animais.

O processo de destilação demora quatro dias; depois disso, vai para os tonéis. Ali, pode ficar indefinidamente. Cada tonelada de cana rende 40 litros de cachaça. O produtor artesanal só tem quatro meses no ano para produzir, porque a cana tem de ser a colhida no dia. Vinícius usa de 2 a 3 toneladas por dia. Os rótulos das garrafas são uma obra de arte à parte e mostram os marcos da história de Porto Feliz.

Continua depois da publicidade

photo_2022 04 08 16.41.27

Produção sustentável é destaque da cachaça produzida na cidade. - Foto: Divulgação

E os planos do alambique não param. A ideia do produtor é adicionar ao local a venda de outros produtos artesanais, como pães, bolos e massas, para oferecer uma experiência completa aos visitantes. “Quero fazer a degustação da cachaça com diferentes produtos e incrementar a economia da região, que sofreu demais com a pandemia”, diz Vinícius.

Continua depois da publicidade

Serviço

Estrada Municipal Porto Feliz x Sorocaba, km 6, Propriedade Irmão Brasílio – Bom Retiro, Porto Feliz, SP

Tel. (15) 99123-4001

Continua depois da publicidade

Redes Sociais: @viniciusthomazzetto

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados