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Cotidiano

Após digitalizar administração, Porto Feliz já economizou mais de 40 mil folhas de papel

Com a implementação da plataforma de processamento digital de solicitações já foram economizadas mais de 41 mil folhas de papel; processos que demoravam 90 dias agora são feitos em uma semana

24/02/2022 às 12:10  atualizado em 25/02/2022 às 13:54

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Porto Feliz colhe frutos do sistema que digitalizou processos na cidade

Porto Feliz colhe frutos do sistema que digitalizou processos na cidade | PMPF

Menos de dois meses depois de ter implementado um sistema de digitalização de processos, a Prefeitura de Porto Feliz já observa resultados importantes possibilitados pela tecnologia. Desde 1º de janeiro, todos os serviços processados pela gestão municipal são feitos de forma digital e, neste período, já foram economizadas mais de 41 mil folhas de papel. A plataforma utilizada é a Processo Digital, da GovBR, que permite tramitar processos sem uso de documentos físicos.

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Em entrevista à Gazeta, Rafael Soares, Secretário Municipal de Tecnologia da Informação, afirma que "o objetivo principal é aumentar a transparência na tratativa dos processos, tanto internamente quanto externamente. O uso dessa plataforma facilita muito para o munícipe acompanhar como que está sendo o trâmite do processo dele, entender o que foi feito até o momento e ter uma ideia de quanto tempo ainda vai [ser necessário] até finalizar", diz o secretário.

O prefeito de Porto Feliz, Dr. Cássio Prado também comemorou a novidade. “É um sonho antigo que estamos realizando de informatizar e digitalizar toda a Prefeitura de Porto Feliz. Essa medida proporciona eficiência, rapidez, economia e transparência nos processos e serviços públicos. Já notamos nesses 20 dias a evolução e a facilidade de tramitação e o comprometimento dos nossos funcionários públicos”, disse o chefe do executivo. 

Uso da plataforma

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Rafael reforçou que os moradores não devem ter receio de utilizar a novidade. "É super tranquilo o uso da plataforma. A gente sabe que muita gente deixa de fazer muita coisa porque tem dificuldade de fazer requerimentos na prefeitura porque não tem disponibilidade de vir até o paço municipal em horário comercial para protocolar um pedido, ou um requerimento. E agora, com esse sistema, todo mundo pode fazer tudo online e 100% do dia, ele [sistema] fica 24 horas à disposição".

Digitalização gerou economia com folhas de papel e tempo

Demanda maior

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O secretário também explicou que a maior demanda na administração é por serviços voltados à habitação. “A maior demanda que a gente tem nosso município hoje é para a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. Por exemplo, alvarás de construção, alvarás de reforma, etc. Este tipo de pedido acontece com uma frequência muito grande. E era um processo que era bem moroso, bem complicado para os requerentes, para os arquitetos e para os engenheiros, porque eles tinham que trazer todas aquelas pastas, toda aquela série de documentos até a prefeitura”.

Soares complementou dizendo que para esse tipo de solicitação o projeto digital passa por adaptações. “Acredito que até o final da semana que vem já esteja concluída a parametrização do módulo completo de análise de projeto, para fazer tudo isso dentro do próprio sistema. Do dia 1o de janeiro até agora já foram tramitados 358 processos administrativos internos, 2.500 memorandos e 418 protocolos, que são atendimentos de munícipes para esses processos que já foram incluídos na plataforma.”, finalizou.

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