A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 25 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Porto de Santos faz 128 anos de olho em expansão

Futuro prevê otimização e conquista de novos mercados.

Pedro Henrique Fonseca

02/02/2020 às 09:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em 2019, o tempo de espera das embarcações para entrar no porto diminuiu. Por isso, a movimentação de cargas aumentou.

Em 2019, o tempo de espera das embarcações para entrar no porto diminuiu. Por isso, a movimentação de cargas aumentou. | DIVULGAÇÃO/SPA

O Porto de Santos completa 128 anos hoje (2) e, além de um passado cheio de histórias e força de trabalho, projeta um futuro de expansão e crescimento tecnológico. Em entrevista ao DL, Tarcísio Gomes de Freitas, presidente da Santos Port Authority (SPA), disse que está revendo todo o regulamento de exploração do Complexo Portuário. A intenção é aumentar a eficiência no cais santista e a movimentação de cargas.

Continua depois da publicidade

No ano passado, o tempo de espera das embarcações para entrar no porto diminuiu e, consequentemente, a fila de navios caiu 44%. A média diária de embarcações na barra saiu de 80 no mês de março de 2019, para 55 em outubro do mesmo ano, e caiu para o menor patamar em dezembro, ao registrar 45 embarcações.

Para a SPA, o aumento da fiscalização e a liberação de berços públicos foram ações importantes para estes resultados, já que enquanto o tempo de espera caiu, a movimentação de cargas aumentou.

Segundo Tarcísio, ações em busca de eficiência forçam o operador a atingir metas de operação e, consequentemente, os berços 'rodam' mais.

Continua depois da publicidade

Melhorar as amarrações das embarcações também é outra medida de segurança que está no radar do novo presidente. "Quando um navio de grande porte entra no canal ele cria uma corrente de água que bate no navio que está atracado, as amarrações esticam e podem se romper. Então, elas precisam ser muito bem-feitas para não atrapalharem o andamento das operações", explica.

Tarcísio quer ainda conquistar novos mercados, como o Sudeste Asiático e a Europa. Atualmente, as maiores fatias são da China e Estados Unidos.

"Um dos passos é explorar mais o mercado europeu com o que a gente pode oferecer em Santos. E o principal: olhar para o cliente e não só para a infraestrutura portuária. Essa mudança de pensamento que a gente propôs na gestão começou em 2019 e vamos chancelar em 2020", analisa.

Continua depois da publicidade

CELEBRAÇÃO

Para comemorar o aniversário do Porto, corredores participam de uma prova de 5k pelas ruas do Centro de Santos. "A ideia é que esse evento entre para o calendário oficial da cidade", afirma Tércio.

Na ocasião, será também lançado o selo Porto-Cidade, uma marca que será usada sempre que houver eventos e projetos voltados ao fortalecimento da relação porto-cidade, tanto pela SPA quanto pelas outras instituições ligadas ao setor portuário na Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

A concentração para a prova começará às 7h, na Praça Mauá (em frente à Prefeitura de Santos), com largada às 8h. O percurso segue pelas ruas centrais e a chegada será no mesmo local da largada.

Cerca de mil atletas são esperados. Os dez primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino receberão troféus; aos três primeiros de cada categoria serão entregues medalhas.

A realização é da DBueno Eventos com patrocínio da SPA e Sopesp, copatrocínio da Cosan e Rumo, apoio do Grupo ABA Infra e Hidrovias do Brasil com colaboração da Wilson Sons Rebocadores, MSC, Praticagem, Brasil Terminal Portuário e Santos Brasil.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados