Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Vereador Marcelo Messias (MDB) informou que sua proposta foi aceita pela gestão municipal e que a ponte será duplicada com a intenção de desafogar o trânsito
Continua depois da publicidade
Ponte Interlagos, na zona sul da Capital | Reprodução/Google Street View
A Ponte Jurubatuba, mais conhecida como Ponte Interlagos, na zona sul da capital paulista, vai ser duplicada, com a intenção de desafogar o fluxo de trânsito. A informação é do vereador Marcelo Messias (MDB), que disse à reportagem da Gazeta ter enviado um projeto para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), que aceitou a proposta e as obras já estão em fase de licitação.
Continua depois da publicidade
Ainda não há data para a duplicação ficar pronta. A reportagem entrou em contato com Prefeitura de São Paulo, que confirmou que haverá o trabalho. Leia a nota da SPObras (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras) ao fim deste texto.
“Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com essa obra. Com a duplicação, estaremos proporcionando melhor qualidade de vida aos trabalhadores que dependem do transporte, das crianças que vão para a escola, os quais ficarão menos tempo no trânsito e ganharão mais tempo para outras atividades”, disse o vereador.
Continua depois da publicidade
A ponte, inaugurada em 1945, é composto por duas estruturas independentes e faz a transposição da avenida Interlagos sobre o rio Pinheiros. Com cerca de 100 metros de extensão no sentido bairro-centro, conta com apenas 7 metros de largura, com duas faixas de circulação de veículos, sendo uma exclusiva para ônibus, no total de 22 linhas municipais, de 2ª a 6ª feiras das 6h às 22h.
No ofício, o vereador Marcelo Messias cita que é uma reinvindicação de anos dos motoristas que passam pela região, discutida em audiências públicas e também objeto de vários ofícios de quando o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) era vereador. De acordo com Marcelo Messias, a SPTrans (São Paulo Transportes) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já se manifestaram também favoravelmente para a realização de estudos e projetos para a duplicação.
O vereador anunciou também já ter solicitado a implantação do prolongamento da Marginal Pinheiros, no trecho que compreende as pontes João Dias e Vitorino Goulart da Silva, desde a avenida Guido Caloi até o bairro Interlagos, com a construção de novas pistas e de uma nova ponte sobre o rio Guarapiranga.
Continua depois da publicidade
Leia a nota da prefeitura, na íntegra:
"A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informa que lançou no dia 25/11/2021 a concorrência para a contratação dos levantamentos de campo, serviços geotécnicos, estudos ambientais e projetos básico e executivo da duplicação da Ponte Jurubatuba, na zona Sul da Capital. Os envelopes com as propostas técnicas dos licitantes foram abertos no dia 13/01 e estão em análise.
O projeto consiste na construção de uma nova ponte, vizinha e complementar à ponte atual, para ampliação das faixas de transposição da Avenida Interlagos sobre o Rio Jurubatuba, facilitando o deslocamento da população dos distritos de Cidade Dutra, Grajaú, Capela do Socorro e Parelheiros. O empreendimento deverá atender cerca de 223 mil passageiros por dia. Mais informações e imagens do projeto podem ser acessadas em: https://bit.ly/3HjZmH3".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade