Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Empresário foi executado em plena luz do dia no aeroporto, em Guarulhos
Continua depois da publicidade
Policiais Civis investigados pela Corregedoria são afastados das funções operacionais | Divulgação/Governo de SP
A Delegacia Geral de Polícia determinou o afastamento dos agentes citados no acordo de delação premiada entre o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach.
Continua depois da publicidade
O empresário foi executado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na última sexta-feira (8/11), em plena luz do dia.
Segundo a Delegacia Geral de Polícia, que determinou o remanejamento, os policiais civis citados em depoimento realizado pelo réu foram afastados das atividades operacionais para funções administrativas.
Antônio Vinícius Gritzbach era investigado pelo envolvimento com uma facção criminosa. Ele foi acusado de lavagem de dinheiro do bando e por mandar matar dois criminosos da facção. Ainda segundo a promotoria, na colaboração para atenuar a pena, o réu citou agentes públicos.
Continua depois da publicidade
O procedimento aberto na Corregedoria da instituição em outubro, já apurava o envolvimento dos policiais com providências administrativas preliminares para individualização da conduta de cada um. “Para a instauração posterior da sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar precisamos fundadas suspeitas e justa causa mais apurada”, explicou o delegado-geral de Polícia, Artur Dian.
A força-tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) determinou o afastamento de oito policiais militares investigados pela corregedoria da PM por meio de um inquérito policial militar instaurado há mais de um mês. Eles atuavam na escolta do réu, a atividade que fere o regulamento disciplinar da instituição.
Os celulares de todos os policiais que estavam no dia do crime foram apreendidos e passam por análise.
Continua depois da publicidade
As autoridades policiais montaram uma força-tarefa para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach.
O empresário foi alvejado com 29 tiros, dos quais 10 o atingiram, no momento em que pisou na área de desembarque do Terminal 2 do aeroporto.
Antônio Gritzbach levava uma bagagem com mais de R$ 1 milhão em joias e objetos de valor no momento do crime.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade