A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 28 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Polícia intensifica combate a fraudes e golpes na Black Friday

Divisão de Crimes Cibernéticos alerta consumidores

Hebert Dabanovich

28/11/2024 às 10:00  atualizado em 28/11/2024 às 10:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Polícia cumpre 585 mandados relacionados à lavagem de dinheiro, incluindo investigações sobre empresas falsas

Polícia cumpre 585 mandados relacionados à lavagem de dinheiro, incluindo investigações sobre empresas falsas | Divulgaçao/GovSP

A Black Friday, famosa pelas promoções que movimentam o comércio, ocorre nesta sexta-feira (29/11) e se tornou um período estratégico para estelionatários aplicarem golpes.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) intensificou o combate às fraudes, cumprindo 585 mandados relacionados à lavagem de dinheiro, incluindo investigações sobre empresas falsas, como parte do esforço para proteger os consumidores na temporada de compras.

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday ganhou popularidade no Brasil a partir de 2010. Nesse período, os lojistas aproveitam para liquidar estoques antigos e se preparar para o Natal.

Criminosos também aproveitam a data para enganar consumidores por meio de links falsos e empresas de fachada. Por isso, a Polícia Civil reforça a importância de redobrar os cuidados antes de fazer compras.

Continua depois da publicidade

Orientações

  • Verificar se o site ou loja é confiável e possui boa reputação;
  • Acompanhar os preços previamente para identificar possíveis falsas promoções;
  • Desconfiar de ofertas exageradas;
  • Prestar atenção às condições de compra;
  • Priorizar métodos de pagamento seguros.

“Nesta época do ano, a busca por produtos cresce e é fundamental que as pessoas estejam alerta para não se tornarem vítimas de golpes”, destacou o delegado Thiago Chinellato, da 4ª DCCiber.

As operações realizadas pela DCCiber têm como foco identificar estelionatários e apreender equipamentos eletrônicos usados em crimes, fortalecendo as investigações.

Em São Paulo, 168 operações já foram deflagradas em 2023, e os trabalhos continuam para proteger os consumidores e evitar que caiam em armadilhas. O Procon também faz alerta aos consumidores sobre sites suspeitos.

Continua depois da publicidade

Além disso, a 4ª Delegacia de Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos, especializada no combate ao crime organizado, registrou cerca de 2,5 mil mandados de busca e apreensão nos últimos três anos.

Entre as ações, foram cumpridas 338 ordens judiciais em 2021, 868 em 2022 e 762 em 2023, incluindo medidas preventivas para coibir golpes antes que eles ocorram.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados