Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Boletim de ocorrência foi registrado somente nesta terça-feira (9), 14 dias depois de a corporação descobrir que parte do arsenal da base havia desaparecido
Continua depois da publicidade
26 armas desaparecem de posto da Guarda Municipal de Cajamar, na Grande SP; caso segue em investigação | Divulgação/PMC
A Polícia Civil investiga o sumiço de 26 armas da base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. As investigações apontam que desapareceram 19 pistolas e sete revólveres no mês passado, mas a denúncia só foi registrada nesta terça-feira (9).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O guarda civil responsável pelo armazenamento e pela manutenção das armas da repartição estava realizando a contagem do armamento em 22 de março, quando percebeu a ausência de sete revólveres. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo “G1”.
A contagem foi feita após a troca do armamento dos integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Como era uma sexta-feira e o inspetor não estava na base, o guarda decidiu comunicá-lo somente na segunda-feira, dia 25 de março.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Ainda de acordo com o “G1”, na segunda, o inspetor solicitou a contagem de todas as armas da base, constatando o sumiço de mais 19 pistolas, sendo algumas extraviadas sem carregadores. O boletim de ocorrência também aponta que a última contabilização no depósito foi realizada entre 19 e 23 de janeiro.
Segundo o BO, todas as armas estavam aptas para uso, com brasão da corporação.
Procurada pela reportagem da Gazeta, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que "o caso foi registrado como perda/extravio, na terça-feira (9), pela Delegacia de Cajamar, que instaurou inquérito policial para apurar os fatos. A equipe da unidade realizou oitivas de testemunhas e segue em diligências para esclarecer o caso".
Continua depois da publicidade
Já a Prefeitura de Cajamar confirmou o ocorrido em duas notas oficiais enviadas a reportagem.
A primeira nota reforça que, “nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas. Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente”.
Já em uma segunda resposta, a Administração de Cajamar diz que, “inicialmente, é importante ressaltar que as armas foram encaminhadas para manutenção, constituindo parte do arsenal destinado à inutilização, pois já haviam sido recolhidas das tropas operacionais e consideradas obsoletas para o treinamento de novas tropas”.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.
Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente.
Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações, cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.
A Prefeitura Municipal de Cajamar esclarece o ocorrido relacionado ao extravio das armas de fogo da Guarda Municipal de Cajamar.
Inicialmente, é importante ressaltar que as armas foram encaminhadas para manutenção, constituindo parte do arsenal destinado à inutilização, pois já haviam sido recolhidas das tropas operacionais e consideradas obsoletas para o treinamento de novas tropas. Além disso, os calibres das armas são antigos e de pouca efetividade diante da atualidade criminal, demandando a substituição por recursos mais eficazes.
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil de Cajamar conta com quatro armariais em diversas bases, algumas das quais já desativadas. Nesse contexto, o sistema de monitoramento de câmeras internas está em fase de adequação e redimensionamento para a modernização das atividades, incluindo a necessidade de implementação de calibres mais eficazes, utilizados por todas as forças de segurança do estado.
Devido a essa complexidade, a avaliação da natureza do extravio inicial dos recursos bélicos demandou uma minuciosa conferência de todo o arsenal, incluindo munições de todos os calibres em uso e já utilizados pela instituição. Esse procedimento levou ao lapso na comunicação imediata à polícia civil sobre o ocorrido.
Entretanto, assim que a situação foi devidamente verificada, todas as determinações de regulamento foram prontamente atendidas, e o fato foi comunicado imediatamente às instituições de fiscalização competentes após a conclusão do registro policial.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura Municipal de Cajamar reitera seu compromisso com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações e colaborará integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade