A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Plantas consideradas extintas são redescobertas no litoral de São Paulo

Objetivo da pesquisa foi registrar características da flora local, mas mudou de rumo com nova descoberta

Crisley Santana

22/10/2024 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Levantamento encontrou 540 espécies de plantas vasculares

Levantamento encontrou 540 espécies de plantas vasculares | Divulgação/Semil/Governo de SP

Uma expedição realizada por pesquisadores da flora de São Paulo redescobriu exemplares de duas espécies de plantas nativas que haviam sido classificadas como extintas no Estado, conforme divulgado pela agência do governo nesta segunda-feira (21/10). 

Continua depois da publicidade

Além disso, outras 18 espécies em processo de extinção também foram encontradas durante a pesquisa realizada no Parque Estadual Lagamar, em Cananeia, litoral paulista.

Espécies ameaçadas em São Paulo também são foco de ampliação de área no Parque da Serra do Mar, em São Paulo. Assim como mais de 80% das espécies nativas da Mata Atlântica estão em risco de extinção.

O trabalho de campo, conduzido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e ligado à Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (Semil), tinha como objetivo registrar a flora local.

Continua depois da publicidade

Durante a expedição, os pesquisadores encontraram exemplares da Myrcia loranthifolia e da Peperomia diaphanoides, ambas anteriormente consideradas extintas no Estado.

Essas espécies foram localizadas em áreas preservadas da restinga, vegetação típica da costa litorânea. Além dessas, outras 18 espécies nativas ameaçadas de extinção foram catalogadas, reforçando a importância das áreas de preservação ambiental.

De acordo com o pesquisador Claudio de Moura, do IPA, o achado destaca a relevância das unidades de conservação para a proteção das espécies e revela que ainda há muito a ser descoberto sobre a flora local. 

Continua depois da publicidade

O resultado do estudo foi publicado em julho na revista Hoehnea, um dos periódicos do IPA. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados