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Cotidiano

Plano de Doria para aeroporto de Guarujá atrasaria concessão

Plano do governo de SP tem sido criticado por lideranças locais porque significaria um atraso na viabilização do aeroporto

Matheus Herbert

29/05/2019 às 01:00

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A pista na cidade do litoral sul, de acordo com a Aeronáutica, comportaria voos regionais de aeronaves com até 80 assentos

A pista na cidade do litoral sul, de acordo com a Aeronáutica, comportaria voos regionais de aeronaves com até 80 assentos | /DIVULGAÇÃO PMG

A inclusão do aeroporto de Guarujá, no litoral paulista, no pacote de concessões do governo estadual pegou de surpresa a Aeronáutica e a prefeitura da cidade. O município previa a publicação de um edital de privatização do local para os próximos dias.

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O plano da gestão João Doria (PSDB) tem sido criticado por lideranças locais porque, na prática, significaria um atraso na viabilização do aeroporto e pode impossibilitar ofertas de voos comerciais por companhias aéreas.

O novo projeto teria de passar pela revisão da outorga, já obtida pela prefeitura no Ministério da Infraestrutura, e também demandaria novos estudos. O ministério diz que não existe pedido formal do estado para assumir o projeto.

A Secretaria de Governo de São Paulo afirmou que "há uma discussão convergente entre governo do Estado e prefeitura para maximizar a sinergia dos projetos".

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A intenção da prefeitura de aproveitar a pista da base aérea da Aeronáutica para a instalação de um aeroporto é antiga. A exploração do espaço foi outorgado pela União ao município em 2013, mas o projeto foi engavetado.

A atual gestão reativou a ideia, negociou a cessão da área e conseguiu, em abril deste ano, a anuência do Ministério da Infraestrutura para a concessão dos 55 mil metros quadrados por até 28 anos para a iniciativa privada.

O edital da licitação já estava pronto para ser publicado quando veio, na semana passada, o anúncio de Doria, segundo o prefeito, Valter Suman (PSB).

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"O governo de São Paulo quer anexar a pista de Guarujá em uma megaconcessão, talvez para atrair mais interessados", afirma.

"Sabemos do potencial turístico e econômico da região, que daria mais valor ao pacote estadual, mas isso nos preocupa porque teríamos de retroceder. Frustraríamos a expectativa de iniciar a operação no próximo ano", diz.

O plano municipal prevê uma área de check-in e de um píer de conexão do aeroporto com o cais para uso por passageiros de cruzeiros marítimos, por exemplo.

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A pista, de acordo com a Aeronáutica, comportaria voos regionais de aeronaves com até 80 assentos.

Hoje, a logística rodoviária da cidade é limitada por causa da ausência de uma ligação viária direta com Santos. Há planos da Ecovias para a construção de uma ponte entre os municípios.

O plano estadual prevê o uso do espaço apenas para aviões executivos com capacidade de transporte de até 20 passageiros, de acordo com Suman e pessoas da Aeronáutica familiarizadas com o
assunto. (FP)

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