Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fenômeno raro é chamado de alinhamento planetário
Continua depois da publicidade
Os amantes da ciência e astrologia poderão em breve presenciar um fenômeno raro | Depositphotos
Os amantes da ciência e astrologia poderão em breve presenciar um fenômeno raro. Desde o início do ano os planetas Vênus, Saturno, Júpiter, Marte, Urano e Netuno estão alinhados no céu, alguns podendo ser vistos a olho nu. O fenômeno raro é chamado de alinhamento planetário.
Continua depois da publicidade
Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, os únicos planetas da lista que não são visíveis a olho nu são Urano e Netuno, os demais podem ser vistos no caminho do Sol quando ele se põe.
De 18 a 21 de janeiro, Saturno e Vênus estarão visualmente ainda mais próximos e, segundo a astrônoma, é um bom período para fazer a observação.
A astrônoma ainda destaca que no dia 28 de janeiro todos os planetas estarão enfileirados no céu, mas a visibilidade não será boa, principalmente para Saturno e Mercúrio. No dia 18 de janeiro, os moradores do estado de São Paulo também presenciaram um fenômeno raro.
Continua depois da publicidade
Alinhamentos planetários são relativamente comuns, pois os planetas frequentemente se posicionam próximos em suas órbitas ao redor do Sol.
Entretanto, de acordo com a Nasa, ver quatro ou cinco planetas brilhantes ao mesmo tempo é menos frequente e não ocorre todos os anos.
O site StarWalk diz que a visualização de sete planetas simultaneamente, como previsto para 28 de fevereiro, é um evento extremamente raro, que só voltará a acontecer em 2492.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade