Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeitura faz obras de revitalização de um dos maiores cartões postais do município
Continua depois da publicidade
Tradicional piso começou a ser removido pelas equipes da administração municipal | Rodrigo Pivas/Gazeta de S.Paulo
O viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, está em obras. O local é considerado um dos maiores cartões postais da capital paulista e passa por revitalização. O tradicional piso já começou a ser removido pelas equipes da administração da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
O objetivo da reforma, segundo a administração municipal, é melhorar a segurança na região e resgatar a arquitetura original do patrimônio. Com investimento de R$ 6,7 milhões, essa é a maior intervenção já realizada no viaduto Santa Ifigênia.
Conforme a prefeitura, os serviços foram necessários após constatação de problemas de segurança como a deterioração da estrutura, fissuras, infiltrações e corrosão nas armaduras metálicas. A reportagem da Gazeta acompanha as obras do local e a transformação do espaço desde o começo do ano.
A revitalização do local foi autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e preservará as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas do piso, além de recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados.
Continua depois da publicidade
A projeção é que os serviços sejam finalizados no fim deste mês.
Em abril deste ano, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MBD), pontuou que todos os cuidados para a preservação do patrimônio são aplicadas e que a prefeitura encomendou pastilhas personalizadas idênticas às atuais.
Essas pastilhas foram encomendadas de uma fábrica de Tambaú, a cerca de 250 quilômetros da Capital, devido à indisponibilidade no mercado das pastilhas no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Serão substituídos cerca de 3.300 m² de piso.
Continua depois da publicidade
De estilo art nouveau, o viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913.
É um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade