Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo vereador, avenida em Pirituba é muito estreita e conta com trânsito intenso em ambos os sentidos
Continua depois da publicidade
Acidente na avenida Mutinga, onde ciclovia na zona norte está sendo contruída | Divulgação
O vereador Eliseu Gabriel (PSB) buscou o Ministério Público nesta semana para que a prefeitura interrompa as obras de instalação de uma ciclovia na avenida Mutinga, em Pirituba, na zona norte de São Paulo. A via é uma das mais importantes da região.
Continua depois da publicidade
De acordo com o vereador, que se diz a favor das estruturas cicloviárias em geral, a avenida é muito estreita e conta com trânsito intenso em ambos os sentidos, o que justificaria a interrupção.
"É uma negligência. Essa construção vai na contramão da Lei 16.885 de 16 de abril de 2018, que estabelece os requisitos mínimos necessários à garantia da segurança do ciclista e demais usuários da via pública quando da instalação de uma ciclovia ou ciclofaixa", explicou o parlamentar.
"Sou defensor das ciclofaixas, mas não posso defender essa construída na avenida Mutinga", completou ele.
Continua depois da publicidade
A avenida é separada em poucos trechos por um estreito canteiro central, que está sendo alargado para a instalação de partes da ciclovia. Há também uma faixa preferencial de ônibus.
A ciclovia está sendo instalada exatamente sobre os poucos canteiros centrais existentes, e estaria sendo criados canteiros onde não há espaço suficiente, "tudo isso em contrariedade ao direito de ir e vir de moradores, comerciantes e usuários daquela avenida".
O vereador também argumentou que a obra vai aumentar ainda mais o congestionamento da via, o que dificultaria o acesso de ambulâncias ao Hospital Pirituba.
Continua depois da publicidade
Eliseu explicou à Gazeta que na descida da via, no sentido da estação de trem, do terminal e do hospital, há uma descida acentuada, que já é perigosa. Para viabilizar a ciclovia, o corredor de ônibus foi deslocado, avançando sobre as faixas de veículos.
Ao chegar à parte baixa, onde há uma curva, a via se afunila numa única pista para todos os veículos, incluindo ônibus. Ele disse que vários acidentes já aconteceram no local, como um caminhão que "atropelou" a ciclovia par desviar de um ônibus.
A ciclovia causaria também, disse ele, o fechamento do acesso ao bairro do Jardim Líbano para os veículos que descem a avenida a partir do viaduto sobre a Autoban.
Continua depois da publicidade
O parlamentar disse ainda que irregularidades não se resumem à Mutinga.
De acordo com ele, do outro lado a calçada de pedestres do viaduto sobre a linha do trem, para quem segue da avenida Raimundo Pereira Guimarães para acessar o início da avenida Mutinga, foi alargada e o corredor de ônibus avançou sobre a faixa dos outros veículos, o que vem causando uma série de problemas.
Em nota, a Procuradoria Geral do Município (PGM), órgão da Prefeitura de São Paulo, informou que não foi notificada sobre o assunto "e que apresentará todas as informações necessárias ao Tribunal, caso seja acionada".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade