Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ipec revelou que Pietá venceria um eventual 2º turno contra qualquer adversário, enquanto o também petista Alencar Santana perderia para todos; Nakashima iria para o 2º turno em um dos cenários
Continua depois da publicidade
O ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá | Divulgação/PT
Uma pesquisa do Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) para a Prefeitura de Guarulhos, divulgada na última semana, revelou que no primeiro cenário o ex-prefeito Elói Pietá lidera a corrida eleitoral na cidade da Grande São Paulo. Ele é seguido pelo vereador Lucas Sanches (PL) e pelo deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos).
Continua depois da publicidade
O PT, porém, decidiu em convenção que candidato da sigla no município será o deputado federal Alencar Santana. Nos bastidores se fala sobre a possibilidade de Pietá deixar o PT rumo a outro partido para estar na disputa no próximo ano.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Nesse cenário inicial, Pietá aparece com 31% da preferência dos eleitores guarulhenses, enquanto Lucas Sanches e Jorge Wilson (Republicanos) empatam com 9%. Na sequência surgem Márcio Nakashima (PDT, 7%), Prof. Jesus (Republicanos, 5%), Fran Correa (PSDB, 3%) e Edmilson Americano (Cidadania, 3%). Brancos e nulos somam 21%, e 12% não souberam ou não quiseram responder.
Continua depois da publicidade
Pietá informou nesta segunda à reportagem da Gazeta que não reconheceu como legítima a decisão do Diretório do PT de Guarulhos por Alencar Santana e que buscou a Justiça para reverter a situção.
"O Estatuto do PT estabelece que havendo dois ou mais pré-candidatos inscritos, que é o caso de Guarulhos, a escolha tem que ser feita por voto secreto dos filiados e filiadas na cidade, no caso de Guarulhos são 25 mil. A decisão pelo Diretório Municipal contraria o Estatuto do partido. Por isso entrei com ação no Poder Judiciário para anular a decisão do Diretório e cumprir a norma. Estou aguardando a decisão judicial", explicou ele à reportagem.
Outros cenários
Continua depois da publicidade
O Ipec apresentou outras três possibilidades aos eleitores. Sem o atual vice-prefeito Professor Jesus (Republicanos) no pleito, o resultado fica dessa forma: Elói Pietá, 29%; Jorge Wilson, 11%; Lucas Sanches (PL), 11%; Márcio Nakashima, 10%; Fran Correa (PSDB), 4% e; Edmilson Americano, com 3%. Brancos e nulos somam 21%, e não souberam ou não responderam são 11% dos eleitores.
Num terceiro cenário foi incluído o deputado Alencar Santana no lugar de Pietá, além do vice-prefeito Professor Jesus. Dessa forma, o resultado ficou com Jorge Wilson com 15%; Lucas Sanches, 12%; Márcio Nakashima, 11%; Alencar Santana, 8%; Fran Correa, 5%; Professores Jesus, 5%; Edmilson Americano, novamente com 3%. Brancos e nulos: 28%. Não souberam ou não responderam somam 13%.
Por fim, foi apresentado um cenário com Alencar Santana e sem o vice-prefeito Jorge Jesus. Ficou assim: Jorge Wilson, com 17%; Márcio Nakashima, 13%; Lucas Sanches, 12%; Fran Correa, 7%; Alencar Santana, 7%; Edmilson Americano, 4%. Brancos e nulos são 28%, enquanto não souberam ou não responderam totalizam 13% dos guarulhenses aptos a votar.
Continua depois da publicidade
Segundo turno
O Ipec revelou que, de forma estimulada, hoje Elói Pietá venceria todos os adversários em um eventual segundo turno. O petista marcaria 42% contra 31% contra Jorge Wilson, 43% a 28% com Márcio Nakashima e 45% contra 26% contra Lucas Sanches.
Com Alencar Santana no lugar de Pietá no segundo turno, por outro lado, o deputado do PT perderia para todos: 38% a 19% contra Jorge Wilson, 35% a 19% contra Márcio Nakashima e 32% contra 20% contra Lucas Sanches.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de outubro. O total de entrevistados foram de 800 eleitores. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade