A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Picape com material radioativo é furtada em São Paulo; veja riscos

CNEN alerta a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e os contacte imediatamente

Yasmin Gomes

05/07/2024 às 18:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O gálio, que está nas peças roubadas, é um metal usado na medicina nuclear

O gálio, que está nas peças roubadas, é um metal usado na medicina nuclear | Reprodução/Comissão Nacional Energia Nuclear

No último domingo (30/6), uma picape que transportava embalagens de material radioativo foi furtada em São Paulo, alertou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil investiga o caso, registrado inicialmente como furto de veículo em São Mateus, na zona leste da capital. Até a publicação desta reportagem, a picape e as cinco embalagens furtados não foram encontradas.

Orientações da CNEN

A CNEN é um órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, que fica em Brasília, e divulgou nesta quinta-feira (4) uma nota em seu site oficial para orientar a população sobre os riscos à saúde que podem ter caso manipulem os produtos:

"Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia", informa a nota.

Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o material radioativo furtado "continha um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos".

Continua depois da publicidade

A CNEN informou ainda que "Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) essa fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente."

O gálio, que está nas peças roubadas, é um metal usado na medicina nuclear, que trabalha com materiais radioativos. Ele é usado em geradores para a realização de exames.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados